sábado, 5 de julho de 2014

Mais papista do que o próprio Papa ? Não!

Bandeira Nacional
                                                      Significado dos símbolos e cores

As 5 quinas simbolizam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na batalha de Ourique. Os pontos dentro das quinas  representam as 5 chagas de Cristo Os 7 castelos simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros. A esfera armilar simboliza o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio. O verde  simboliza a esperança. O vermelho simboliza a coragem e o sangue dos Portugueses mortos em combate, em defesa da Pátria.

Ainda tenho prsente uma injuriosa atitude  assumida por alguem  que desconheço  que pretendeu demonstrar  a idéia superfula de um  enforcamento  a que está sujeito  Portugal ,  resultante das  circunstâncias governativas  que teem estado em curso.  Foram estas as imagems reproduzidas na imprensa portuguesa:




Como tenho dito, nasci em Angola ,   já contabilizo  86 anos de idade,  com um curso de vida laboral, sempre exercido com honradez e dignidade,  ocorrido sempre em território em  que permanentemente se içava,  todos os dias,  a honrosa bandeira nacional,  com os  simbolos verde e vermelho.

A minha actividade estudantil, teve inicio em Portugal ,  em Carnide  (Largo da Luz, onde se situa o Colégio Militar)   e tenho bem presente  que foi num dos bancos escolares que, na altura, a minha Professora,  incutiu-me na memória o que ainda hoje retenho -o nosso Hino Nacional:

                        Heróis do mar, nobre povo
                        Nação valente, imortal,
                        Levantai hoje de novo
                        O esplendor de Portugal !
                        Entre as brumas da memória,
                        Ó Pátria sente-se a voz
                        Dos teus egrégios avós,
                        Que há-de guiar-te à vitória

                        Às armas, ás armas !
                        Sobre a terra, sobre o mar,
                        Às armas, às armas !
                        Pela Pátria lutar
                        Contra os canhões marchar, marchar "

 Dos egrégios avós, e  progenitores que se lhes seguiram,  pizamos hoje a  terra firme que  herdámos,  e  em  que nalguns casos,  deixámos de habitar,  devido a exilio a que fomos  forçados ,  consequente da
"exemplar descolonização"...

Consta-se que, em território estrangeiro,  há longo anos,  houve quem tivesse espezinhado a bandeira  nacional portuguesa, ( do seu próprio país), devido a alergias de  foro político,  avesso ào que estava ocorrendo  em Portugal .

Todavia, ao invés do sucedido neste caso,  que foi voz comum,   não obstante  as grandes dificuldades  e traições a que estivera submetida muito boa gente  "enxutada" das ex-provincias ultramarinas, por razões  inerentes  às  "independencias" ,  jamais houvera  quem se  compaginasse  numa  cobardia de atitude , que é demonstrada  através da seguinte  foto reconstruida:.

Suicídio... por não se  consentir ultraje ao simbolo nacional !
.Tá'?!...
 
             







Sem comentários:

Enviar um comentário