sábado, 19 de julho de 2014

Amizades...são amizades....

Tem vindo a ser  notíciado,  pela Imprensa local,  na generalidade,   desenvolvimentos   relacionados  com  interesses económicos e financeiros, do BES- BANCO ESPÍRITO SANTO, sobretudo os que  se   comportam  com  ligações a Angola, Terra  onde actuou, honesta  e  dignamente, até à  independência, o  íntegro  Banco Totta-Standard de Angola.

O Autor  a ser premiado- Luanda.
Prestei prestigiosa colaboração, desde a sua fundação, com inclusão na equipe fundadora do Banco Totta-Standard de Angola . até à sua extinção, precisamente   numa  data em que, por motivos de força maior, econtrava-me hospitalizado em Lisboa, devido á falta de médicos que se verificava , nessa data, em Luanda.

Vou, a titulo de curiosidade,  descrever um episódio que se operou,  em  período eferverscente, em que  protagonizei, dada a minha situação de chefia  da Contabilidade/Direcção Financeira do Banco.

Aproximava-se  a data da independencia de Angola, e, à medida que os dias iam passando,  era constantemente confrontado com pedidos de transferencia de Pessoal Trabalhador, no  meu sector, em que  na maioria dos casos, a justitificação apresentada era  sempre o  local do nascimento do Bancário, Uns queriam  a transfrência para Benguela,  outros para Moçâmedes,  outros ainda para Cabinda, Lobito, Sá da Bandeira, Malange, pois temiam-se ja divergencias partidárias.

Do Govêrno de Transição, chegavam às vezes instruções para limitar  autorizações de transferência dos locai  de trabalho, solicitados...

E, é aqui que  " a porca torceu o rabo", como ´é hábito dizer-se.Surgiu o diálogo "envinagrado":

              "  Chefe,   preciso urgentemente que  me autorize a deslocar-me à Metrópole,  embora  saiba que sou o seu principal ajudante, e auxiliar,  nesta baralhada  de serviços e  expediente de papelada que cada vez aumenta mais"
                 "Ó Silva,  porquê tanta urgencia ?"
                 -" Porque acabo de receber uma noticia que minha Mãe está muito mal em Lisboa"
                 " Ó Silva, isso é mais uma desculpa para se afastar desta sua obrigação...- Tenha      paciência .   Você faz-me muita falta, e não há quem o substitua- Aguarde.".

Dois dias depois,  o  Colega Silva, aproximando-se vagarosamente.abraçando-me,  e em choro, diz-me

                 Chefe .a minha Mãe MORREU "

Chorámos, então, os dois, abraçando-nos convulsivamente..

                                                   ***************

Muitos meses depois, já Angola era independente,   e residindo em Portugal,  fiz um longo  percurso de automovel,  por estradas de Portugal, a fim de visitar o  meu  ex-Colega Silva,  que vivia a duzentos quilómerros de distância do sitio onde  eu acabei  por  residir...

Reminiscências de Angola ...





Não apaguem a memória-   nem tentem ceifar a verdade -  Aqui esteve instalado o BANCO TOTTA-STANDARD DE ANGOLA - CIDADE DE LUANDA - ANGOLA.

Tá?!..
 










Sem comentários:

Enviar um comentário