segunda-feira, 21 de julho de 2014

Não é publicidade...

Ontem, Domingo,  20 de Julho de 2014, pela tardinha, ao regressar a casa, após um encontro amigável , em Faro,  com antigos Colegas, que comigo deram o seu digno contributo laboral , em épocas próprias,  distintas e  imortais,  à  ex-Província Ultramarina  de  ANGOLA, quando dois estimulantes espectáculos atrairam a minha atenção, que me impulsionaram  redigir o presener blog.

Sem qualquer protagonismo ou publicidde, aqui vou espelhar, o que então  despertou-me  a vontade   de redigir  este inocente  artigo "bloguista":-

Primeira visão:

Numa rotunda,  à entrada desta histórica e bem conhecida cidade de Olhão da Restauração, ao dar a curva  na estrada que conduz ao  ponto  central da cidade, está colocada o seguinte cartaz publicitário.



Português de Angola, e em cumprimento de um solene juramento de respeitabilidade à bandeira nacional Portuguesa, como militar, na data,  (Escola de Quadros Militares, em Luanda), integrei-me,  numa altura em que, para defesa do bem  estar e protecção  de TODOS OS PORTUGUESES,candidatei-me para a Eleição à Assembleia de Republica,  pelo  Partido da Solidariedade Nacional, conforme a fotocopia aqui exposta:



Uma evolução do " Escudo" para o "Euro",  trouxe a esperança de uma vida suavizada  extensiva a todos os  Portugueses,  sem excepção, mas a realidade, de facto, vem demonstrando que no tempo do "Escudo",  ao principio de cada ano, vindouro, havia sempre um acrescimo, anual,  nos ordenados e pensões de Todos Nós, o que, hoje não se verifica, infelizmente, nestes tempos dos "Euros"...  Pelo contrário... cortes e mais cortes, é o que se tem visto !

Não sou  nenhum "expert" nesta matéria, mas pressuponho que teria havido algo de  "errado", quanto a medidas  acordadas  na base  da solidez  em que se assentavam as " hipoteticas "  riquezas produtivas.

Quero refletir, embora desgoste a alguns,  que  enquando houve  o Escudo,  em que  se consolidava com  riquezas que  em Angola  se produzia , abundantemente, ( petróleo, diamantes, etc,), quando regulamentado  por legislações emitidas pela Mãe Pátria - Portugal, , o " Escudo" éra moeda bem aceite, por quase todo o Mundo. Porque não, agora, um "  entendimento  monetário" e alinharmos  com os "Kwanzas " ?


Segunda visão:

Situada num bonito recanto da cidade de Olhão, com ampla e confortável esplanada, na companhia de agradável sombra das árvores que projectam sobre  esplanada`,- "KUBO-CAFFE",  somos recebidos com inesgotável simpatia dos Donos e Empregadas, e, descansadamente,  sentados ao redor da mesa, onde estão as chávenas de  café , e outros acepipes,  volta e meia,  chegam aos nossos ouvidos os toque das sirenes que transportam doentes a caminho do Hospital.  Noto, assim ,  o seguinte contraste - e recomendação:

Aproveitemos bem, estes  períodos  de  repouso e descanso...   e que Deus nos livre dos momentos de infelicidade   e dor,  semelhantes  aos que  passam  a caminho do hospital , metidos  nas cabines dos  112.






Tá?!...

1 comentário:

  1. O país triste mas lindo que temos. Uma prosa emocionante. Parabéns

    ResponderEliminar