terça-feira, 11 de novembro de 2014

Coisas e factos que o tempo ainda não ceifou...

Se há momentos que inspiram reviver um distante passado, este é um deles   Como  tenho vindo  a dizer, passo os meus dias a entreter-me com o teclado do computador,  relatando  situações do momento presente, e, na maioria dos casos, de factos historicos do passado, pois  em muitos casos fui protagonista  em certas situações relatadas, dado que,   quem tem perto de noventa anos, muita coisa  lhe fica retida no seu  cérebro.

No momento presente, saiu-me a "taluda", como é costume dizer-se, em momento de muita satisfação, pois acabo de ser " beneficiado" com o teor de um e-mail, que me é endereçado, por uma Leitora dos meus blogs,  residente na  África do Sul ( vejam só a distância...) que me  prestou a gentileza de comentar um blog que publiquei  recentemente: O Teor do e-mail, que Gaby Knauf me endereçou, começou assim:- " Querido Armando, adoro ler o que tu escreves porque tu és um verdadeiro poço de memórias lindas.  Tens tudo computarizado nessa cabeça inteligente que Deus te deu!!!" e  termina  com este fraseado... " Dou-te aqui as minhas boas noites e desejo-te uma noigte serena e repousada ! Beijinhos meu querido amigo..."

Pois este e-mail, que a encantadora  Gaby me endereçou , apesar de residente na   África  do Sul,  despertou-me uma vontade de, à semelhança de ontem ter feito um blog enaltecendo a  imagem da  minha saudosa Avó, Helena, minha educadora de infância,  vir agora, da mesma maneira,  dar uma honrosa projecção à imagem do meu  falecido Avô, Joaquim do Carmo Ferreira,  que  repousa eternamente num cemitério em Nova Lisboa, Angola,  onde ficou sepultado com honras militares e a coberto da bandeira da sua ditosa Pátria  -  PORTUGAL.

Durante a minha infância,  contaram-me histórias de valentias praticads por este meu Avô, algumas de uma excentricidade patriótica, em cojunto com o General Norton de Matos, em território angolano.

Contaram-me que foi um grande caçador de elefantes e leões, um grande amador de cordas de uma guitarra, que era um exímio guitarrista e, que,  em  tempos fora um exemplar explorador de umas minas de ouro, que segundo  se consta,  desconhece-se qual a fim que sobreveio a  tais descobertas, mas que somente tenho fotografias do local em que se dizia existir semelhate riqueza...aqui  reproduzida, tal como a  figura do meu respeitável  e grande Avô, Joaquim.

Grande Administrador, Joaquim do Carmo Ferreira....




Estas fotos foram obtidas há uma centena de anos... em Angola.

Tá?!

Sem comentários:

Enviar um comentário