segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Et Pluribus Unum....

Sorridente,  até na hora da detenção...
Notícia dos últimos dias: José Sócrates detido por suspeitas de fraude,  fuga aos impostos, corrupção e utilização indevida de fundos públicos.

A notícia acima citada  tem animado as conversas de café e suscitado  as mais variadas reacções por parte de políticos,  comentadores e por parte da população em geral. Opiniões à parte, pois cada um tem a sua, todos parecem concordar com o insólito da situação. Um político,  um ex-primeiro ministro,  dono e senhor da palavra em espaço  televisivo pago por todos nós  (de resto, já cancelado...) é  detido e presente a um Juiz para averiguar a origem de uma fortuna pessoal na ordem das  dezenas ou mesmo centenas de milhões de Euros. Independentemente do que possa vir a acontecer,  é esta uma situação insólita no panorama jurídico português. Ao  que parece o esquema montado pelo senhor Engenheiro envolvia a própria Mãe,  o motorista,  entre outros.

Os políticos,  quem  sabe com medo de que sejam  também eles atingidos pela tempestade investigativa por parte das autoridades, não fizeram grandes comentários. O Senhor Costa,  amigo do peito do senhor Sócrates,  parece ver a sua vida a andar para trás. O comentador político,  professor Marcelo,  antevê mesmo muitas dificuldades para o PS ganhar as próximas eleições.

Já o Zé Povinho  tem opiniões absolutamente dispares. Uns dizem "finalmente  !!!", outros afirmam "isto não vai dar em nada ...". Há dias alguém me confessava  que o Sócrates era um grande homem e que esta detenção  era uma injustiça relativamente a tão nobre e generosa personagem. Dizia a pessoa que Sócrates lhe tinha dado "um computador e novas escolas",  ignorando certamente que tais luxos saiam do bolso de todos nós. Caridade com dinheiro alheio qualquer um faz.

Depois desta avalanche inusitada quem será o próximo ? Alguns devem andar as voltas magicando que submarinos devem utilizar para a providencial fuga quando e se a sua hora chegar. Outros dormem descansadamente apesar da consciência incomodar,  confiando na Justiça,  ou melhor, na falta de justiça,  que tão bem caracteriza o sistema judicial português, como é opinião generalizada nas hostes do Povo.

Eu,  por mim,  parece-me  que vai tudo  ficar em "águas  de bacalhau",  até porque deve haver outras personalidades importantes envolvidas, o que tornará a teia resistente a toda a tentativa de a desfazer.

Esta é apenas a minha humilde opinião, pois a democracia garante a todos o direito à opinião, direito esse de que não pretendo abdicar.

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário