segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Diplomáticamente... objectivo.. indecifrável...

Estamos já  acima de meia centena de anos do  célebre "4 de Fevereiro de 1961", data de um célebre acontecimento ocorrido em Angola, que a Internet   publica, agora, conforme a foto aqui reproduzida, em que se ressalta um texto  intitulado "O ano dos dois carnavais".

Foi por um acaso, e por curiosidade, que, hoje, 4 de Fevereiro de 2013, abalancei-me a ler e despertou-me imediata atenção a seguinte passagem, que se transcreve, acerca de um recurso ao Supremo Tribunal Militar, escrito na cadeia e baseado num código de Justiça  Militar.

O que me despertou atenção e curiosidade foi o que li, de seguida:


"Os argumentos do recurso foram delineados com a ajuda de André Franco de Sousa, que já se vinha destacando por ter participado nos primeiros passos do MPLA ...."

Ao ler esta parte do texto, assumiu-me, como um relâmpago, um  episódio, ocorrido naquela distante época, que vou aqui  tentar pormenorizar:

-Estava eu sentado, certa manhã, na minha secretária de trabalho, numa Empresa em que fui nomeado chefe e responsável do sector contabilístico, em Luanda - Angola, quando me batem à porta e entram dois indivíduos, desconhecidos, dizendo que queriam ter comigo um diálogo, confidencial e urgente.

-Mandei-os sentar à minha frente e iniciámos, mais ou menos, um diálogo, nestes termos:

-O Senhor foi o contabilista que veio substituir este "prisioneiro", André Franco de Sousa, e vimos aqui perguntar-lhe se o conhecia e se mantinha conversações de ordem politica quanto à situação que se vive , presentemente, no Pais.

A minha resposta foi imediata: Não conheço o Senhor André Franco de Sousa, vejo-o hoje pela primeira vez e quanto à politica, absolutamente nada !...

E pronto, saíram porta fora e então compreendi que o tal Senhor André vinha "acorrentado" por um Agente Policial, disfarçadamente.

Pois, agora ao ler tal passagem no artigo acima referido, é que pensei ter sido um "anjinho" e um inocente por não ter percebido que o que se pretendia era "engavetar-me" se tivesse demonstrado  ter tido ligações com os chamados "turras"... Que ingénuo que eu fui, pois naquela altura só pensava nos "Livros Selados", Balancetes e Relatórios Comerciais, ...e no ordenado no fim dos mês...

Ufa!!!....

Sem comentários:

Enviar um comentário