terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Emocionante estratégia naval, que paralisou o mundo

Couraçado "DKM Bismarck" (alemão)


Dois "inolvidáveis guerreiros marítimos" que, se "degladiaram"  heroicamente, em pleno oceano e que, agora, repousam nas profundezas oceânicas, por defenderem e honrarem  as bandeiras das suas próprias e dignas pátrias.

Estes colossos gigantes, que se confrontaram com poderosas armas de fogo, em tempos idos, sob o comando, respectivamente, da marinha de guerra alemã, ("Bismarck") o comandante Ernst Lindemann, e da marinha de guerra inglesa, ("Hood"), o almirante Holland, (e segundo alvitra-se, ja  falecidos), são aqui lembrados  porque foram o "cerne", naquela já distante época, do principal assunto e concentração que invadiu e assolou o Globo inteiro, em  todas as suas  latitudes.

Um pouco de história, vivida emocionalmente tanto nas Americas, como nas Índias, Europa, Ásia, África, Oceanias e nos Pólos (norte e sul)...
Couraçado "HMS Hood" (inglês)

Extractos obtidos com base em literatura veiculada pela Internet bem como de outras publicações, que, eventualmente, poderão estar sujeitas  e conter algumas correcções interpretativas.

Começo por adiantar que uma das salvas do "Bismarck", num duelo de Gigantes, atingiu o "Hood", afundando-o, à custa do seu explosivo e amplo poder de fogo.


O navio de guerra "Bismarck", sob a bandeira alemã,  teria sido considerado o mais poderoso do mundo, ou seja, tinha 42.500 toneladas de deslocamento, 28 nós, 8 peças de 15 polegadas e entre outras.

O HMS Hood afunda-se com o DKM Bismarck a observar (reconstituição)
 As 8 poderosas peças do navio de guerra "Hood" abriam fogo que fazia explodir e provocar terríveis ruídos com o troar dos seus canhões, provocando, assim, danos sérios ao adversário.

Segundo reza a história, às 05:53 do dia 24 de Maio de 1941, o Almirante Holland deu ordem de fogo para que o "Hood" começasse a disparar as suas 8 peças sobre o inimigo, convencidos que estavam a atirar  sobre o adversário certo. Interpreta-se que a distância de 24.115 metros, possa ter originado algo de errado, dentro das suas manobras de ataque.


Reconstituição da batalha entre o Hood e o Bismarck

Extraído de textos tornados públicos, conta-se que, dois minutos depois, o "Bismark" abriu fogo provocando explosões e aparentemente algumas granadas terão penetrado no convés e explodido no interior do navio. Poucos segundos depois, um tripulante do "Prince of  Wales", relatou que viu por baixo da nuvem de fumo a proa e a popa do gigantesco "Hood" vertical a afundarem-se. O couraçado explodiu a partir das suas entranhas, partindo-se em dois e foi para o fundo em minutos, deixando apenas três sobreviventes da sua desditosa guarnição de 1.419 homens.

Dentre os 1.324 homens da tripulação  e os 95 oficiais do "Hood", apenas o aspirante W.J. Douglas, o timoneiro A.E.Birggs e o marinheiro R.E. Tilburn sãos e salvos das águas geladas

Muitas manobras navais foram concebidas pelos Aliados, até que, por meios aéreos, o "Bismark acabou  por ser reencontrado. Pensavam que o navio estava em algum lugar sob o círculo polar, quando ele na verdade se achava a 690 milhas a oeste de Brest.

Das manobras que se seguiram, segundo os relatos oficiais, descoberto o paradeiro do "Bismarck", os aviões atacaram isoladamente o grande couraçado e, das manobras envolventes, um torpedo atinge as hélices e arranca o leme da belonave alemã. O "Bismarck" encontra-se, agora, desamparado.

Comparativo DKM Bismarck vs HMS Hood
Começa a sua noite de agonia, à 1 h. e 20 minutos, uma divisão de 5 contratorpedeiros, conduzidos pelo capitão Vian, entra em cena, imobilizando por completo o potente navio de guerra.

Às 10 h e 15 minutos, o couraçado estava tomado por chamas com todos os canhões mudos..

Há uma ordem dada aos cruzadores que acabam de destruir o inimigo vencido.

O "Bismarck" desapareceu  às 10 h e 36 minutos, pelo que se deduz, vitima, e atingido, pelo elevado poder de fogo do seu inimigo. Apesar do mau  tempo, foram salvos 110 de seus marinheiros.

O potente vaso de guerra "Bismarck", foi afundado pelos britânicos, após uma feroz "caçada", que, por meios muito sofisticados, nas  mãos dos ingleses, descobriram que o alvo a atingir, o"Bismarck", ainda se encontrava a flutuar no Atlântico.

Adianta o autor de uma das publicações  relatadas sobre este conflito naval, que os sobreviventes alemães discutem que os seus próprios oficiais afundaram o grande vaso de guerra alemão.

O Bismarck no seu leito no fundo do Oceano Atlântico

E assim vão surgindo histórias de Grandes Vasos da Marinha, que empolgaram todo o ser humano existente naquela data, e que se presume, haver ainda quem retenha na sua memoria, factos heróicos assumidos pelos beligerantes, em dramáticos confrontos bélicos.

Algumas fotos colhidas de Livros, Revistas e Internet.

O Hood em acção



Náufragos do couraçado "Bismarck" afundado pelos britânicos, após caçada feroz no Atlântico (foto obtida da Internet)













.
A salva do "Bismarck" que afundou o "Hood" (Foto obtida da Internet)


Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário