domingo, 3 de fevereiro de 2013

Recordações que o tempo vai ceifando...

No antecedente programa, delineando factos históricos levados a efeito por Portugueses, adianto, agora,  mais alguns excertos que espelham momentos do passado, que recordam momentos felizes que o tempo ceifou..

Imagens que constam dos meus "álbuns" domésticos e também  em  nalguns filmes caseiros:

Em um mapa das Baterias e Fortalezas para a defesa do Algarve, lê-se que existiam então dentro do Concelho de Olhão baterias em Barreto, Barra Nova, Olhão e Fuseta. Segundo publicações, da época, parte das baterias foram desmanteladas e abandonadas entrando em progressiva ruína. Na entrada da barra, junto a Armona, bem perto da Culatra, há cerca de 30 anos, obtive fotos, na maré vazia, dos canhões que se iam desfazendo, e que, certamente já não existem. Teriam sido as baterias fotografadas, que a história nos relata ?


Consultando publicações relativamente sobre o número de tripulantes que entraram no caíque "Bom Sucesso" e o levaram ao Brasil, são indicados os seguintes: 
  • Dono e mestre do caíque "Bom Sucesso": Manoel Martins Garrocho; 
  • Piloto: Manuel de Oliveira Nobre; 
  • Tripulantes: Joaquim do Ó, Joaquim Ribeiro, Manoel de Oliveira, Manuel Viegas,António da Cruz Charrão, Domingos do Ó.
Outros intervenientes prestaram serviço à Pátria, na época da História Naval.


Segundo fontes  recolhidas do livro de Antero Nobre, intitulado "Heróes Olhanenses de 1808", estão mencionados nomes de filhos de Olhão que se evidenciaram durante os acontecimentos da revolta que levou à expulsão definitiva dos ocupantes estrangeiros de todo o Reino do Algarve. Pena ter ficado pouco legível, a listagem dos heróicos protagonistas.


Algumas das imagens incorporadas no referido trabalho são apresentadas seguidamente:



Sem comentários:

Enviar um comentário