segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Universalidades memoráveis...

O popular jornal "Correio da Manhã", anexou  à edição de Domingo, 24/02/2013, a revista "Domingo"   cuja capa vem ilustrada, conforme a foto seguinte:


Na página 26, de referida revista, lê-se o seguinte, que se transcreve, com  a devida vénia:

tema de capa
Mimado, mulherengo e socialista
A NOVA BIOGRAFIA DE MÁRIO SOARES,  ESCRITA POR JOAQUIM VIEIRA, REVELA O "MENINO A QUEM A VIDA SATISFEZ TODOS OS CAPRICHOS".

Do texto com que se inicia a programação  publicada, seguidamente transcreve-se o seu teor jornalístico, como segue:

A biografia "Mário Soares -Uma Vida; obra de Joaquim Vieira editada pela Esfera dos Livros,  não é autorizada, mas uma página de entre as 762 (excluindo índicese anexos) será decerto mais desautorizada do que as outras.
"Isso lixa o livro", Foi com indignação que Mário Soares reagiu quando Vieira, a quem deu respostas cândidas sobre outros temas potencionalmente embaraçosos, o confrontou com a informação, obtida junto de "uma fonte envolvida no processo,  sob condição de anonimato" de que o então Presidente da República chantageou Jorge Sampaio encarregando o sobrinho Alfredo Barrroso delhe comunicar que só seriam desbloqueadas verbas para os "depauperados cofres" do Largo do Rato se aceitasse ter João Soares como número dois na Câmara de Lisboa e "o substituto nas suas ausências".

Segue-se uma extensa descrição, nas páginas seguintes, da dita revista, que poderá ser consultada com  a aquisição do referido suplemento, acima mencionado.

Não tenho conhecimentos profundos, nem matéria de ordem politoco-partidária, necessária para tecer juízos de valor, em confrontos, que neste capitulo, se desenvolvem em situações  de adversidades de conceitos.

No entanto, suponho ser um tanto extemporânea a forma como está visualizada, na capa, uma Figura, que no final, quer queiramos ou não, chegou a ser o símbolo escolhido popularmente que representou a Presidência da  nossa Pátria, em determinado período, e que sob uma respeitável bandeira, aglutinava um Povo Sério e Respeitador - o Português de  Camões:

                                                                          PORTUGAL.

Tá?!

P.S. - Comentário do revisor. Está muito bem. Só falta dizer que foi este mesmo senhor que espezinhou a bandeira de Portugal e sugeriu que se atirassem os retornados aos tubarões. Foi este senhor que governou Portugal, que no fim de contas nos trouxe à encruzilhada de maus caminhos em que hoje nos encontramos: Foi este senhor que, segundo ouvi dizer, negociou uma descolonização desastrosa, tanto para os portugueses como para os naturais das colónias, leia-se "povo", pois os seus amigalhaços e os amigalhaços dos amigalhaços, esses ficaram bem tratados. Mas, enfim, são páginas da história que se calhar não vale a pena agora repisar. Mas que muitos parecem não querer lembrar.... Só um desabafo

Sem comentários:

Enviar um comentário