segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Constrangimentos...

A turma do 6º ano do Colégio Militar, 1936/37
Tempos houve em que se ouvia  o riso saudável e espontâneo das crianças no pátio da escola. No Largo da Luz podíamos assistir aos fantásticos desfiles dos alunos  do Colégio Militar.  Todo o povo olhava maravilhado aquelas crianças emproadas  nos seus lustrosos uniformes. A Escola associava-se à  disciplina militar,  procurando formar Homens e Cidadãos, ao mesmo tempo que ensinava.

Dirão "eram outros tempos ...". É verdade,  os tempos eram
diferentes, as mentalidades diversas mas os valores e os ideais são os mesmos que hoje políticos e faladores gostam de apregoar aos quatro ventos apenas para entreter. Dizem uma coisa mas fazem outra...

O Governo pretende, ao que parece, encerrar o Colégio Militar, uma Instituição secular que ajudou a formar o carácter de tantos valorosos Homens.  A ideia não é de hoje,  há já alguns anos que se fala nisso. Mas nunca,  como agora,  tal pareceu tão inevitável. Constrangimentos económicos,  dizem eles, ditam a perda desta Instituição da vida portuguesa em geral e lisboeta  em particular.

Em âmbito semelhante, dezenas de milhares de Professores correm sério risco de desemprego. Mais constrangimentos, afirmam, obrigam a aumentar o número de Alunos por turma, o que faz diminuir o número de turmas em cada Escola e, consequentemente,  o número de Docentes necessários.

Apesar do aumento da escolaridade obrigatória, dizem que o número de alunos diminuiu,  um paradoxo que se poderá explicar pelo facto de a taxa de natalidade ter vindo a diminuir. Mas, a estatística pode ser muito flexível e é fácil mostrar que a diminuição de alunos é bem menor que a razia que os Professores sofreram nos últimos anos...

A continuar assim, antevejo um País de analfabetos e analfabrutos, incapazes de pensar pela própria cabeça e entorpecidos pela dose maciça  de futebolices e novelices com que são diariamente bombardeados, qual lavagem cerebral. Será esse, afinal, o verdadeiro objectivo ?

2 comentários:

  1. Perdemos os valores em cada segundo de Vida!
    Beijo da Flor, sua Amiga que o segue sempre que lhe é possível!

    ResponderEliminar
  2. Depois tiram cursos como o Reçavas e o sócrates, ex 444/58

    ResponderEliminar