quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Corte e costura...


Esta foto, que incide sobre uma noticia que, por via da Internet, acabo de ter conhecimento, contém um trecho que vem inserido na página em que DN Economia anuncia o seguinte:


E demais assustadora semelhante  informação, pois a um velho "Técnico Contabilista Bancário", que, em conjunto com outros Colegas. igualmente Técnicos Bancários, contribuiu para a fundação e desenvolvimento de um importante Banco, em Angola (Banco Totta-Standard de Angola) e, posteriormente, exercendo várias actividades de Chefia, em Empresas sediadas em Portugal, foi atirado para a prateleira dos Reformados, auferindo apenas uma única pensão de reforma, equivalente à de um Aprendiz da Banca - nível de admissão - equiparada ao custo de um computador portátil, marca Asus CI7-3537U K 56cB-XO246H, exposto numa montra da especialidade, em Olhão,  é  revoltante ...


Um Bancário é, como na engenharia civil. Um Engenheiro que abraçou a especialidade de manobrar, com precisão, negócios que movimentam todo o Mundo, que envolve, como fase final ... o Dinheirinho !

Não é em meia dúzia de dias que um Bancário adquire as capacidades de poder gerir, com competência, e eficiência, os valores monetários que chegam a atingir tanta  importância, e poder, que até provocam  guerras mundiais.

Não deixo de reconhecer, que o progresso contribuiu no sentido de se facilitarem certa transacções, que antes, chegavam a ser demoradas, como por exemplo, a movimentações por intermédio de cheques, agora pouco utilizados, e o novo impulso nas facilidades de aquisição do dinheiro por via dos Multibancos.

Embora já com a idade de ir para a cova, a experiência adquirida ao longo da vida, faz-me pensar, como reagir, sossegadamente, no dia em que uma forte  tempestade, e ruidoso temporal, inutilize o sistema eléctrico que alimenta toda a movimentação que acciona tais aparelhos, que a todo o momento, satisfaz a recolha  imediata das notas, denominadas... os "Euros"  ?...

Vão a casa dos Veteranos da Banca para atenderem o impulso e desnorteio dos clientes, face à estagnação do veiculo normal  de entrega e recolha  das cédulas monetárias ? Ou que tipo de engenharia, à ultima hora, viria a ser descoberta? Avançariam os braços e pernas, dos Vencidos da Vida Bancária... repousando  nas suas vivendas ?!...

Uma eventual aproximação dos trovões e das grandes chuvadas, dirão de sua Justiça !.

Em aditamento ao que acima exponho, e sem sentido de alguma presunção, mas apenas querendo evidenciar  o preconceito de igualdade e de justiça que sempre foi o meu tipo de actuação no campo laboral, exponho um episódio ocorrido, na nossa área, Bancários, que mereceu um despacho favorável, por parte das Entidade competentes, a uma reclamação submetida, por mim, a quem de direito, por, a determinados Empregados Bancários, por razões geográficas, não lhes ter sido, como aos restantes, o 14º mês, de subsidio, a que tinham  pleno direito. Fotocopiei a carta, então recebida da Assembleia da Republica, em resposta aos meus procedimentos, que, com todo o respeito, seguidamente transcrevo, parcialmente:

" ... 2. Como a situação referida é injusta e por que a solução só poderá ser encontrada no âmbito do regime da Contratação Colectiva, este Grupo Parlamentar encetou já o estudo da revisão de tal regime de forma a que, independentemente de qualquer negociação, seja obrigatoriamente extensivo a todos os reformados bancários a prestação adicional à pensão (14º. mês), bem como o principio da igualdade das pensões, em casos  idênticos de direito, em todo o território nacional"

(Nota - o sublinhado é meu.)

Fotocópia do documento em referência:

Nota: Efectivamente, o 14º mês em falta, foi, mais tarde creditado na  conta Bancária pessoal.

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário