quinta-feira, 26 de setembro de 2013

"Os dias contados (?)...

Este meu artigo "bloguista, conduziu-me  à ideia de contrastar, comparativamente,  o modo e a maneira como se  compaginavam os momentos de gloria vividos em épocas passadas  em que Portugal tinha a dimensão, como se dizia, do Minho até  Timor, e que agora limita-se  tão-somente  às ilhas açorianas,  e da Madeira, no  Atlântico...


Organizei um tipo árvore genealogia, ( ainda por concluir) contendo  fotos de personagens familiares,
que tiveram  a honra  e a  primazia de  poderem viajar por todo o território ultramarino, (agora  ex...) sem necessidade de apresentação de  passaportes,  cujo instrumento, na altura,   só  era necessário a quem  tivesse  que se deslocar  para  o estrangeiro

 E, em cada parcela que constituía  o poder politico e administrativa,  português,  cada um vivia à sua  própria maneiro, como  era voz corrente, dizer-se. . Uns maravilhosamente,  bem instalados,  outros muito bem, alguns menos bem, mas de um modo geral, todos se iam  "safando", da melhor maneira possível... e  a  contento!

De notar, que pendurados  sob o écran visionado,  estão jornais  algarvios,  recentemente postos à venda,  e  que , em  cada um destes exemplares,  são emitido noticiários de grande  interesse publico.    Por inaptidão,  não é possível , pendurar,  artigos tele visionados,

As "queixas clínicas", tem, agora, um   outro sabor diferente, em  relação a outros tempos, como, por exemplo, se extrai de um artigo, actual,  que, por via da Internet, se  consegue  reproduzir,  de seguida:

Parte final de uma carta que o actor Ruy de Carvalho  dirigiu aos Senhores Ministros, que com todo o respeito, se transcreve:

"Permitam-me do alto dos meus 86 anos deixar-lhes um conselho: aproveitem e aprendam rapidamente, porque não tem muito tempo já..
 Aprendam que quando um povo se sacrifica pelo seu país, essa gente, é digna do maior respeito... porque quem não consegue respeitar, jamais será merecedor de respeito ! " (Ruy de Carvalho).

                                                   Extractos :


                                      Do Jornal Brisas do Sul »
- Fotos da apresentação pública  de candidatos aos diversos órgãos do poder autárquico, da região.

                                     Do Jornal " O Olhanense»

Titulos de alguns artigos publicados,  que de uma maneira geral,  assentam em questões de descontentamento  de situações  de " azedume",  que implicam ,   prejudicialmente,    a massa populacional.

                                    Do Jornal "Região Sul"»

.Idem, aspas, aspas.
                                               ***********

Ressalva-se, que,  em  toda a imprensa acima descrita, ressalta  valiosa colaboração de subscritores de artigos, de excelente  visão,  e  qualidade,   merecedora de aplausos entusiasmantes.




                       Meios de transporte... primeira, segunda ,  terceira classes e... a geral !

Tá?!.


Sem comentários:

Enviar um comentário