quinta-feira, 6 de junho de 2013

A DOENÇA DO SAUDOSISMO...

Receio "enfastiar" os meus queridos Leitores, com o recalcamento dos meus  singelos blogs,  na   insistente repetição de temas que se relacionem com a nossa antiga "província ultramarina", denominada ANGOLA.

Creio que o "gigante Adamastor" que deu ênfase à inspiração das 24 estrofes do canto de Camões, nos  seus Lusiadas, comparativamente, a nuvem clara e não tenebrosa que surge vinda de tão longe, que enche de alvoroço, agita, com o surgimento de  novas obras literárias, o meu frágil "intelecto", que vem recordar bons, e os menos bons, momentos que delinearam as múltiplas, quase centenárias, celebrações  de viragem de páginas dos 365 dias calcorreados pelo pacíficos calendários domésticos.

... a dita "nuvem", recentemente "descoberta" na vitrina de uma Livraria, é um Livro titulado "OS RETORNADOS MUDARAM PORTUGAL", cujo autor é Fernando Dacosta, e contém capítulos nos  quais se relatam:

"POLÍTICAS AMBÍGUAS" - TABANCA E PROSTITUIÇÃO - VINGANÇAS GERACIONAIS - HORRORES  INIMAGINÁVEIS -  ÁVIDOS DE  ÁFRICA - PONTE AÉREA - NINGUÉM OBEDECIA - LOUCOS E CRIMINOSOS - A GRANDE ILUSÃO - PÓS-CATÁSTROFE - RETORNAR NO TEMPO"...

... além de outras especificações relacionadas com a "exemplar descolonização"...

Faço estas referências apenas, pois existem, na obra, muitas outras para além das descritas.

Dou especial relevo a esta obra-prima, por conter, por experiência própria e na pele, situações  semelhantes, vividas por mim, em Angola, terra onde nasci há perto de 90 anos !





 Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário