terça-feira, 4 de junho de 2013

Datas memoráveis:10 e 16 de Junho...

10 de Junho 
 
Festejaria o 86º aniversario Natalício, da minha saudosa e querida Esposa , se não tivesse já  partido para o cantinho que, no Céu, Deus lhe reservara.
********* 
 
Neste dia celebra-se,  em todo o território Português, solenemente, o DIA DE PORTUGAL, DIA  DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES  PORTUGUESAS.
 
Este dia de PORTUGAL, e que se dedica a Luís Vaz de Camões e às  comunidades Portuguesas, com muita animação, festeja-se desde o Minho ao Algarve, bem como nas ilhas dos  Açores e Madeira.


16 de Junho


Em Olhão da Restauração, o Núcleo de Olhão  da Liga dos Combatentes, inaugurará, nesse dia, um    Monumento dedicado  aos antigos Combatentes na   guerra do ultramar, hoje considerada justa ou não ,  mas o que se deve enaltecer, em consciência, e evidenciar, com plena justiça, e patriótico reconhecimento, é o espírito de sacrifício porque os nossos heróis  passaram e sucumbiram, em defesa das cores da nossa bandeira Portuguesa... "Contra os canhões, marchar... marchar !... "


À rua em que será inaugurada a nova Estrutura, será atribuído o topónimo de Combatentes do Ultramar.

Evidentemente, como em todos os actos beligerantes que pela força das armas se guerreiam, surgiram, por vezes, os infames "desertores" e esses "apátridas" jamais serão merecedores do Minuto e Toque de Silêncio que soará no acto de inauguração deste memorável Monumento. Para bons entendedores, meia palavra basta...

****************

Nesta cidade  de Olhão, no  dia 16 de Junho, os habitantes olhanenses (e não só) homenagearão os olhanenses que fizeram  frente  aos invasores franceses, celebrando uma gloriosa vitória sobre os mesmos, cujo grito vitorioso soou de tal maneira pelo País,  que, a partir de então, foi readquirida a INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL, segundo reza a história. 


 Jornais locais, referem-se a este acontecimentos, históricos, aliás, como se ilustra no presente "blog":

1 comentário:

  1. brisasdosul@gmail.com4 de junho de 2013 às 16:53

    Também será atribuido neste dia o topónimo Combatentes do Ultramar à rua onde se vai inagurar o Monumento aos Combatentes

    ResponderEliminar