segunda-feira, 24 de junho de 2013

Recordar é viver...

Da extensa documentação composta pelo arquivamento de valiosas obras que amontoei nas prateleiras da minha estante, incluindo originais históricos de revista e jornais que, na época, se iam editando, tive ainda a oportunidade de, casualmente, salvar, após invasão  fortuita às minhas instalações residenciais em Luanda, de grupos "assaltantes"  desconhecidos, enquanto preparava a minha instantânea, e temporária, saída de Angola, a caminho de recursos  hospitalares, em Lisboa, que,  por razões de saúde, impossibilitou a minha presença no acto da independência do Território onde nasci.

De entre o equipamento que constava do recheio que me acompanharia ao longo da prevista viagem, a Portugal, fizeram parte alguns livros, entre os quais os que a fotografia revela, pois, era uma oferta de um Grupo de Distintos Estudantes Universitários, interessados na  sua divulgação no nosso meio Estudantil.

Azulejos retratando a chegda dos portugueses a Angola
Os sucessivos e perturbadores acontecimentos que se foram desenrolando a partir daí, que multiplicando cada dedo  da palma das mãos, por uma dezena e meia dar-nos-á o tempo que os ditos livros permanecem, agora, no meu  humilde e doméstico cantinho residencial.

Mantenho o mesmo culto, admiração e respeito por tudo quanto diga respeito ao meu berço de infância - Luanda.(Angola). Dentro dessa perspectiva, a memória esbarra sempre com tudo quanto diga respeito a Angola. Consequentemente, aqui vão extractos que nas páginas dos referenciados se mantêm como eram  então impregnados, naquela distante época.

Quanto ao conteúdo do texto que se refere a Angola, há o seguinte registo, que se transcreve, de seguida:

... "ANGOLA (REPÚBLICA POPULAR DE ), situada na África ocidental, tem fronteiras ao norte com o Zaire, ao leste com a Zâmbia e ao sul com a Namíbia; 1.246.700 km2; 6.000.000 hab. Capital Luanda. Lingua oficial: português. Uma das maiores unidades político-geográficas do do continente afreicano. Angola é a sétima em superfície e temsegunda mais extensa fronteira marítima com o Atlantico, Angola possui pouco mais de dois por cento do seu território ativamente cultivado, sendo os seus principais produtos o café, o açucar, o milho, o sisal e o algodão. Seu subsolo é rico em diamantes, no distrito da Lunda, e em petróleo, explorado no enclave de Cabinda. Tem também grandes potencialidades de energia hidrelétrica, Antiga colónia portuguesa, tornou-se independente em 1975, sob a presidência de Agostinho Neto, dirigente do M.P.L.A., sendo a opção política do novo país a socialista."


Transcrição integral na pág. 974 do 2º volume.

Fui incentivado para programar este trabalho, devido a uma emissão televisiva de um Digno Representante de Angola, entrevistado num canal que a Rádio Televisão  lançou ontem para o espaço aéreo.

Cá  está... soou-me aos ouvidos que se iria falar de Angola e... pronto !...

E.T. Curiosamente, neste preciso momento, a SIC está transmitindo um programa sobre Angola (21h15-24-06-2013)
Felicitações.

Sem comentários:

Enviar um comentário