segunda-feira, 24 de junho de 2013

Sinceramente !!!...

Há dias dei por acaso com uma notícia, triste,  num jornal nacional em que era relatada a agressão de um aluno a uma professora. Verifiquei posteriormente que tal não é caso isolado. Ser Professor,  ou Professora,  parece ser uma profissão de alto risco. Desde agressões de alunos,  passando pelos Pais e Familiares que procuram,  à força,  tirar satisfações relativamente aos maus resultados dos seus petizes, acabando em ataques perpetrados por desconhecidos à laia  de emboscadas,  há de tudo um pouco.

É verdade que os tempos são outros.  Situações que ocorriam no tempo do "outro Senhor" são hoje impensáveis. Ai do professor que hoje respirar muito próximo da cara de um aluno. Corre o risco de ser acusado de tentativa de agressão,  sujeito a um processo disciplinar,  provavelmente suspenso e,  quem sabe, demitido das suas funções. As agressões,  seja qual for a sua origem,  são sempre injustificadas, mas chegámos a um ponto em que a ausência de valores,  o desconhecimento do que é o respeito atinge proporções anormais. Talvez isto seja da responsabilidade de muitos Pais que, imersos na sua vidinha se esquecem que a educação dos filhos começa em casa e que a Escola não é um depósito de criancinhas.

Estas notícias recordaram-me um temido professor, o professor Raposo,  meu contemporâneo na cidade de Luanda e que leccionava  no Colégio da Casa das Beiras.  O professor Raposo,  uma figura corpulenta e que impunha respeito, praticava nos seus tempos livres a nobre arte do boxe. É fácil imaginar o respeito que os alunos nutriam por este Docente. Para além da figura aterrorizante,  o Professor Raposo dava-se ao respeito. Praticava uma disciplina rígida, implacável, em que qualquer tentativa de fugir ao seu regime "ditatorial" era rápida e sumariamente abafada. Chegava ao ponto de colocar os seus alunos de pé, com o livro na mão, virados para uma parede para uma mais eficiente "digestão" das matérias mais indigestas. Chegou mesmo, num momento de absurda insanidade a agredir a murro a própria filha, também ela sua  aluna,  facto que foi muito comentado em Luanda por aquela altura.

Não quero, de forma alguma, enaltecer os métodos mais do que questionáveis deste Professor,  mas a verdade é que jamais um Aluno proposto a exame pelo Professor Raposo chumbou ! Talvez por terror a ter que passar  novamente pelas mãos de tal carrasco,  mas a verdade é que a taxa de aprovação dos seus alunos era de 100%...


Hoje, este Senhor dificilmente teria lugar num ringue  de boxe, quanto mais numa sala de aulas. Mas  o meio-termo poderia e deveria ser alcançado: o Professor respeitar,  fazer-se respeitar  e os meninos e meninas saberem que o Professor, mesmo que pareça estar errado é para ser respeitado e que se alguma queixa houver a fazer,  há as vias adequadas para tal. E os Pais devem lembrar-se de ensinar as suas criancinhas estas noções  básicas de civismo e boa educação. Não queremos professores Raposos mas também não queremos os Professores de qualidade a fugir de uma trupe de malfeitores que os perseguem dentro e fora da Escola...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário