sábado, 22 de junho de 2013

Sinonímia simbolista...

No  SEIO da terra, meio de produção da sementeira que o homem (ou mulher) lança, ou por meio braçal, ou movido por tractores ou máquinas adequadas, nascem, após decorrido o tempo que a natureza determinou, os produtos hortícolas, os himbondeiros, a alface, o feijão, a couve-flor, a batata doce, as árvores de fruto, onde se  implementa o saboroso figo do Algarve, os pinheiros, a cana de açúcar, os mamoeiros, a maçã Reineta, o trigo que consumimos tanto no pão (do dia a dia) como nas guloseimas que a montras das  pastelarias dão azo a que as crianças se debatam, para as adquirir (causticando os ouvidos dos Papás) e uma infinidade de produtos que mantêm vivos os habitantes deste "conformista" planeta.

A Lei da Natureza é implacável no ressurgimento daquilo que se lança à terra, consoante as condições climatéricas venham a surgir, durante a "germinação" das sementeiras ou plantações, haja fortes chuvadas  acompanhadas de trovoadas, ou dos  dias calorentos em que o Sol  por vezes fervilha, após  o seu nascimento no parapeito do horizonte...

Mas, "genesicamente", o maior esplendor existente sobre a Terra, é, sem dúvida...


... O SEIO DA MULHER .

 O Homem, ou Mulher, logo após o seu  nascimento, enquanto bebé, é alimentado, através dos Seios da Mamã, que "abastece" o menino (ou menina) recém nascido, com o Leite Materno, não sendo necessariamente adicionado com  açúcar...Isto, partindo do principio  que não apareçam gémeos...

Os lindos e encantadores "bebezinhos", vão crescendo, até que se tornam Adultos, e, aí sim, começam os problemas de subsistência da maturidade. São os estudos escolares, as idas aos cinemas, o vestuário em conformidade com a época, se é inverno ou verão, os namoricos, e a idade adulta dos 18 anos que lhes confere a emancipação, obrigatoriedade militar (antigamente...) e.. o enlace matrimonial !

Mas, atenção, ao longo dos tempos, formam-se, então, os "bons" e os "maus", os que obedecem e os que desobedecem no cumprimento das Leis Estatutárias e Governamentais da Nação.

Há portanto, no acto do nascimento, o dever de os prevenir, em som "infantilizado":

  ...Meninos, agora, depois da  "chuchinha",  atenção: portem-se bem e... cuidado com o trânsito !...

...Senão "tau-tau" no vosso rabiosque, com luvas brancas... tá'!...

Sem comentários:

Enviar um comentário