segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Coincidências espantosas...

Chamou-me a atenção, quando  me aproximava da minha residência, um objecto que brilhava à luz do  sol,  no sopé de um contentor do lixo doméstico, que alguém teria  deitado  para a lixeira, que colhi , rapidamente, do chão. Embrulhado numa saqueta brilhante, estava uma cassete, VCR,  ainda em bom  estado de conservação.

Quando me sentei  frente à escrivaninha, tive curiosidade em  ver o que  estava  registado na dita cassete, e... que espantosa curiosidade, que muito me chocou !...

Em Luanda (Angola), em Julho de 1959, a convite, ingressei nos quadros de pessoal  numa importante Empresa Internacional, como chefe e responsável do Departamento de Contabilidade, (Laboratórios Pfizer de Angola, Lda),  afim de ir  substituir  o ex-Encarregado do mesmo  Sector, que, a Policia do Estado, o prendera, na altura, porque vieram a descobrir que o mesmo fazia parte de um Comité politico, com elevado e importante cargo, para a  futura independência de Angola.

Certa  manhã, estando eu  a trabalhar no escritório  onde exercia as minhas funções contabilísticas, batem-me à porta e, o que vejo entrar: ... Um Senhor,  de tez morena, ainda jovem, acorrentado, que vinha  acompanhado por dois Policias do Estado, porque  me queriam, simplesmente,  conhecer.!

Feitas as despedidas de cortesia, mas estranhando tal e inesperada visita, fiquei a saber, mais tarde,   que era um  importante  elemento de um Partido, denominado MPLA.

Qual não é agora o meu espanto, ao  rebobinar a  cassete  encontrada no chão, continha o registo televisivo de actos políticos decorridos já há longos anos, em que figurava  uma entrevista  que fora realizada   numa reunião em que estiveram presentes o Senhor Presidente da Republica e o Senhor Primeiro-Ministro de Portugal,  e relativa a um Congresso onde estiveram,  reunidos Elementos do Governo de Angola. E, de entre os entrevistados, destacou-se o tal  Protagonista,  que  me visitara anos atrás, no meu escritório  na Pfizer, e  que nunca  mais  tive noticias  de tão  importante Figura Governamental: Sr. André Franco de Sousa.!..







(Ressalvo, porém,  eventual  ou  incorrecta imaginação, pois  a semelhança é indecifrável)

Sem comentários:

Enviar um comentário