sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Humanidade, o que é isso ?

Numa publicação anterior relato actos de auxílio a animais,  cães,  abandonados à sua sorte nas ruas da amargura. A crueldade humana parece não ter limites.  Agora,  com a justificação da crise,  são visíveis mais e mais cães abandonados a  deambular,  sem eira nem beira,  de olhar triste,  como que procurando uma explicação para a sua triste sina.  Admitindo as dificuldades económicas,  como pode alguém que se diga humano abandonar aquele que é o seu  melhor amigo,  que nunca usou a malícia para enganar,  aquele que sempre foi fiel em troca de muito pouco.  É esta racionalidade que pode distinguir o Homem dos outros animais e que se não se verificar  nos  torna literalmente umas bestas.

Mas talvez seja essa a natureza humana: o egoísmo, a indiferença,  que leva ao abandono dos da própria espécie,  numa espiral que parece não ter fim. Se abandonamos os nosso semelhantes,  de facto não parece tão estranho abandonar amigos e companheiros de outra espécie.


Há  quem diga que os animais não sentem tristeza ou qualquer outra emoção. Nada mais  falso ! Apenas  lhes falta força para demonstrar com raiva aquilo que lhes vai na alma que também eles têm. Num mundo perfeito nada disto aconteceria. Se todos fizéssemos a nossa parte  de não indiferença, esse mundo ideal estaria mais perto. Por agora, só podemos sonhar...

Sonhando ao lado do dono.. (Olhão) - Algarve..


Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário