segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Mensagem do passado...

A propósito de um blogue anterior (Ver tempos idos) relato um pouco o historial da comunicação que antigamente se fazia via telégrafo, utilizando um sistema de código a que se chamou Código Morse, em homenagem  ao seu criador, Samuel Morse.

Tempos houve em que esta forma de comunicação era a única que permitia a troca de informação a longa distância. O Código não era simples, envolvendo um conjunto de caracteres representados por uma sequência de impulsos curtos (denominados pontos) e impulsos longos (traços). Para uma correcta e rápida transmissão da informação pretendida, o operador teria que ter a agilidade que anos de trabalho e formação poderiam conferir.

Em  território português a comunicação a longas distâncias era responsabilidade da Companhia Portuguesa Rádio Marconi. Postos de transmissão e retransmissão, espalhados um pouco por todo o lado,  permitiam a difusão dos sinais rádio, sem fios,  a grandes distâncias e de forma instantânea. Esta maravilha da tecnologia na altura é fruto do trabalho do italiano Guglielmo Marconi que desenvolveu um sistema rádio e que permitia transportar informação sem necessidade de fios e cabos,  por oposição ao sistema  telegráfico que  necessitava de ligação física efectuada por cabos. A história conta-nos que em 1866 foi instalado o primeiro cabo submarino transatlântico e que permitia colocar em contacto, de forma instantânea os continentes europeu e americano.

A informação era transmitida, então, usando o já referido Código Morse. Do conjunto de caracteres, a sequência mais conhecida é o SOS, sinal internacional de emergência e socorro. A sua origem e significado tem várias explicações, sendo a mais aceite aquela que afirma que SOS  significa "Save Our Souls", salvem as nossas almas.

Hoje esta tecnologia praticamente não se utiliza, sendo mais uma curiosidade histórica, que alguns procuram preservar em museus e grupos restritos de rádio amadores. Actualmente enviamos texto, imagens, vídeos,  documentos oficiais devidamente assinados e autenticados, à velocidade da luz. As possibilidades são infinitas, tecnologia hoje actual está ultrapassada em pouquíssimo tempo. Seguramente nem Marconi, Morse e outros grandes homens poderiam sequer sonhar com tais maravilhas, maravilhas essas que me permitem estar aqui,  neste cantinho da Internet, enviando diariamente mensagens a quem as queira receber. Que Deus dê ao Homem a sabedoria e o bom senso que permitam sábia utilização de tudo isto que temos hoje à nossa disposição. E todos os dias, há novas maravilhas...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário