sábado, 27 de julho de 2013

E tudo passou à história...

Não é  por recalcamento  que vou reportar  episódio ocorrido em época  "tumultuosa",  que precedeu a data da  independência de Angola, mas apenas com o intuito  de "gracejar" com ... "o que já lá vai, lá vai"...

Passavam-se dias, e dias,  com a barriga a dar horas, pois tudo faltava na altura.,.  e os mercados só tinham palha e pistolas  ferrugentas à venda !

Motivado por circunstancias agrestes  à pacificação ambiental,  como, por exemplo, num momento em que tomava o mata-bicho, com a Família, em casa,  surge    um grupo  armado, em luta adversária  e opositora   politica, entre si ,  perto da entrada da minha residência,  a disparar  balas mortíferas  que  por pouco não nos atingiam, no preciso momento  em que,  sentados à mesa, saboreávamos  as chávenas  de café com leite, assustando-nos, o que me levou,  por motivos de segurança, decidir, de imediato, comprar bilhetes de avião que  conduzisse  a Família para sitio seguro, em Portugal !.

E assim foi...

E fiquei, a viver sozinho, em Luanda, pois tinha a meu cargo a condução  dos Serviços da Direcção contabilística  do Banco Totta-Standard de Angola,   em que se operavam  , no momento,  fugas de trabalhadores para as suas terras de origem , nascidos  no interior de Angola.

Mercê de contingências  relacionadas com a  actividade laboral , a capacidade visual começou a sofrer as consequências  que o excesso de  trabalho ia provocando. A  ausência  de médicos especializados em oftalmologia, e como a minha  vista ia piorando de dia  para dia, em condições limitativas, fui  então autorizado a socorrer-me da Medicina  especializada ,  existente em Portugal,  com custas  a meu cargo e perda de vencimento, durante o período de ausência ao serviço.

Todavia,  muito antes da minha deslocação com destino a Lisboa, fui- me socorrendo , em Luanda, de produtos alimentares,  que, minha saudosa Mulher,  por intermédio de Pessoal amigo  na TAP, , me enviava, com alguma regularidade,  que eu próprio cozinhava, e depois  solidariamente  saboreava com alguns Colegas de trabalho ( que não raras vezes se queixaram  de dores de barriga, porque...) o cozinhado era posto nos tachos, manipulado  da seguinte maneira.: ...)

...  Panela ao lume e com todos os artigos misturados no mesmo tacho, dá-se inicio ao cozinhado:-

                        -batatas descascadas, cebola, rodelas de pepino, macarrão, massa estrelada, grão, cenouras, feijão, nabiça, ervilhas, um pouco de paio,  milho, tomate  arroz e umas  pitadas de sal e pimenta.:



E quando havia, lá  ia tudo acompanhado, no final ,com   algumas Cucas...

E, dadas  as  deficientes  condições de saúde ,  e por  expressa  recomendação clínica, vim-me  impedido  de  regressar à  minha Terra  de nascimento. ..

E hoje, com  lunetas novas e à custa de apoio  na muleta, e uma " montanha de medicamentos"  la vou ingerindo   as pílulas  que me tem
permitido  poder  vir a atingir, em breve, os noventa anos de idade !!!...

Ta´?!...








Sem comentários:

Enviar um comentário