quarta-feira, 3 de julho de 2013

Felicidade na infelicidade ?

"Nunca se é tão feliz nem tão infeliz como se imagina." 
François  La Rochefoucauld

O Jornal Diário de Notícias divulgou um estudo segundo o qual os idosos são um grupo etário cheio de felicidade.  Afinal aquela ideia do velhote, ou da velhota, triste, carrancudo e com cara de poucos amigos não passa de um mito. Sou um felizardo porque, sendo idoso, sou feliz !

Será?  Em primeiro lugar, o que é a felicidade ? Segundo a página  da Internet significados.com.br "Felicidade é o estado de uma pessoa feliz, uma sensação de bem estar e contentamento, que pode ocorrer por diversos motivos. A felicidade é um momento durável de satisfação, onde o indivíduo se sente plenamente feliz e realizado, um momento onde não há nenhum tipo de sofrimento". Ora, não será bem o caso.

Felicidade acontece quando casamos, no dia em que nasce um filho ou uma filha, no primeiro dia de escola das crianças ou quando sucede algo realmente benéfico com algum dos nossos. No referido estudo é mencionado o facto de "a felicidade é muito alta", com uma ideia de bem-estar associada que, ao que parece, faz dos idosos um poço de felicidade.

Interrogo-me sobre a origem dos dados que substanciam este estudo. Terão sido interrogados idosos colocados em exílio dourado em algum resort de luxo, no nosso Algarve, com "criados" que cuidam de tudo, livrando-os de qualquer preocupação ? Terá sido alvo do estudo um grupo de idosos afectados negativamente pela maleita do Alzheimer e que, por via disso, esqueceram as agruras da vida?

Não direi que sou infeliz mas, da mesma forma, não posso afirmar que sou feliz. Tudo é, de facto, relativo, mas como posso dizer que sou feliz quando não tenho já por perto a Mulher que me acompanhou durante sessenta anos, quando, por motivos de vida de cada um, passo horas de solidão ?  Segundo a definição de felicidade acima, não, não sou feliz.

Mas como disse, a felicidade é um conceito relativo, independente do dinheiro e até da companhia. Há pessoas muito ricas mas que são manifestamente muito infelizes. Outras, com menos posses, vivem felizes dentro das suas limitações. Há  até pessoas que são felizes na sua solidão. A saúde é, no entanto, fundamental. Sem ela a felicidade é difícil ou mesmo  impossível de desfrutar.

Resumindo, não sei se sou o velhote feliz do estudo mas, seguramente, serei mais feliz do que muita gente. Vou, por isso, continuar à procura da minha felicidade e quando a encontrar, avisarei...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário