sábado, 20 de julho de 2013

Relíquias acimentadoras do brilhante passado...

A cimentado em maquinetas que agora são objectos de museu e que no século passado foram a base  sustentadora de toda a manipulação matemática que contribuiu para o melhoramento e progresso de todos os sistemas em que os números eram  manipulados, nos sistemas contabilísticos, de que usufruirmos hoje o fruto que renasceu dos antigos sistemas em que se calculavam os números aritméticos, rodandocom os dedos, um manipulador, como o que vem inserido na foto anexa.

Tenho ainda presente, que, no inicio da minha actividade laboral, muitos trabalhos em que, profissionalmente, tive  de exercer cálculos matemáticos, para o preenchimento de boletins e diversa documentação contabilística, após ter terminado o curso de "Guarda Livros", ainda foi com máquinas deste tipo que, pela rotatividade dos dedos que manobravam  o "calculador", foram elaborados balancetes e  bem como outra documentação administrativa.

Não raras vezes, naquele tempo, para se detectar um simples "erro" na escrita, eram dispensadas muitas horas de busca, até que se encontrasse a sua  origem.

Hoje, pelo o moderno sistema, informático, bastaria o recurso a um simples computador, que levaria apenas alguns minutos, ou mesmo apenas segundos, de busca, para solucionar o que estava errado.....

Noutros tempos, na Escola, sentadinhos na carteira, a "miudagem" era obrigada a acompanhar a cantilena do (ou da) Professor(a), assim:

  ..."dois vezes dois, igual a quatro....
 três vezes nove, igual a vinte e sete ...
cinco vezes dois, igual a dez"...

Agora... puxa-se do telemóvel do bolso e... já não é preciso decorar a "velha" cantiga do antigamente !

Todos ficam a saber o resultado que lhes espera... REPROVADO !...



Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário