quarta-feira, 31 de julho de 2013

Validações...

A Revista Febase  «UGT» -  Federação do Sector Financeiro- nº 35. de Julho de 2013. na sua capa insere a Ilustre e  Honrosa  Imagem de Sua Excelência o Senhor  Presidente da Republica Portuguesa,  e a letras douradas, o dístico "Governo segue dentro de momentos".

Como bancário, atirado já há  longo tempo,  para a prateleira  dos "semi-inválidos ",  mas Gloriosos,  pela sua mui  digna conduta de honradez e dedicação ao trabalho , tem vindo a apreciar, com todo o respeito,  o conteúdo dos textos inseridos na dita Revista, de  sector Bancário.

Sem preconceitos depreciativos, ao longo da minha  "debilitada" visualidade,  fui   analisando  determinadas questões, influentes na vida dos Idosos Reformados.

Numa das paginas, titulada Bancários Centro, vem um artigo, que sob o titulo Sindicato único, , despertou-me certa atenção, pelo seguinte:

Efectivamente, existem, actualmente  três Sindicatos, no sector Bancário , reconhecidos segundo  as  suas  áreas geográficas :  o do NORTE,  CENTRO e  SUL & ILHAS.

Não deixo de reconhecer, que os hábitos e costumes variam de zona para zona, em áreas  no nosso  País, e que existe digno Pessoal, que desde o nascimento, do seu berço ,  permanece  e viveu sempre, no seu cantinho abençoado.

Como é natural,  há quem seja do Norte e Centro do País  e que passasse  a residir no Sul,  ou  vice-versa
.
E há também, como o meu  caso , que  trabalhando  em várias actividades comerciais e bancarias, em Angola, ( em que cheguei a ser um  trabalhador, em conjuntural  equipe. Fundador de um Banco),  que por  razões especificas, veio a ser Reformado, em Portugal, mas antes, com actividades profissionais  exercidas no Norte e Centro do País e presentemente residente  no Sul (Algarve).

Daí resulta que ,embora  sindicalizado no Norte, e  por ter residência oficial  no Sul , terei que me submeter às condições processuais e definidas exclusivamente pela jurisdição sindical do Sul, que por vezes chegam a ser antagónicas, com as do Norte..

Um exemplo: Há o caso de  consultas medicas efectuadas  nos SAMS -Sul ,  em Faro, que só após decorridos  sete (7) anos   é que me foram descontadas na pensão de reforma, por ser vinculado à  área de jurisdição sindical do Norte...A situação, porem,  foi solucionada por acordo entre as  Direcções Sindicais  existentes na altura...

Com a devida vénia e respeito, transcrevo uma  passagem inscrita na pagina 26 da supracitada  Revista

"...Anibal Ribeiro, presidente em exercício, tomou a palavra para dizer que o  SBC tudo fará para aproximar os bancários e convidou os presentes a inscreverem-se no próximo encontro. Recordou, ainda, os esforços que os sindicalistas estão a desenvolver no sentido da criação do tão almejado sindicato único,  assinalando as mais-valias que daí poderiam resultar para  para a classe...."


Saudações a Toda a Classe Bancária ! Bem hajam !...
:


























Sem comentários:

Enviar um comentário