domingo, 13 de abril de 2014

As pombinhas do "pombal"...

                                    13 de Abril de 2014 - DOMINGO DE RAMOS.

Tenho vindo a ser surpreendido, e nunca esperei que  o meu blog anterior a este, datado de 12 de Abril de 2014, com o titulo "Dia de Anos", viesse a produzir um "sainete" de aplausos, por parte de muitos Leitores, em razão de ter reproduzido um SONETO,  idealizado por um Ilustre Amigo, Doutor Antero Simões,   baseando-se  na FUGA  de mais um ANO, quanto ao  meu aniversário natalício ( 86 anos),  me era dedicado.

Com todo o respeito, vou extrair um pedaço da prosa contida no mail que me dirigira, redigida nos termos seguintes:

....fazer anos é como o esvoaçar das POMBAS DO POMBAL imaginário - Só que elas VOLTAM aos pombais, mas os nossos anos vão para outros "pombais"-  o de um MUNDO NOVO  que a todos, grandes e pequenos, brancos ou negros, ricos ou pobres, nos aguarda."

Segundo li num almanaque muito popular, "... no  DOMINGO DE RAMOS, não esqueça a tradição de levar para casa o seu ramo abençoado".    

Sem estas  abençoadas tradições, como seria PORTUGAL como o sonhou  FERNANDO PESSOA ?

Que me seja perdoado, mas não resisto à tentação de vir REENCAMINHAR o apreciado SONETO,  em memória de quem  já partiu para o aconchego das divinas  mãos de DEUS !..

Vai a primeira pomba despertada...
Vai-se outra mais...mais outra...enfim dezenas
De pombas vão-se dos pombais, apenas
Dealba, bela e fresca, a madrugada.
E de tarde, quando sopra uma nortada,
Elas, as mansas aves, então serenas,
Voltam aos pobres ninhos, dando as penas,
Em ziguezagues de alegres revoadas...
Também de nossa vida, onde abotoam
Os anos, que um a um céleres voam,
Como voam as pombas dos pombais...
Os anos, como os sonhos, também soltam
Asas... Mas aos pombais as pombas voltam, 
Os anos, esses, já não voltam mais...

(Antero Simões).

O  Autor Aniversariante... Armando !
..
Tá!?...

Sem comentários:

Enviar um comentário