quinta-feira, 24 de abril de 2014

Reminiscências...

Em 17 de  Abril de 2014,  no meu cantinho  "blogosferico",  disponível  na  NET,  inseri uma publicação (LUANDENSE), sob o titulo "Envelhecer, aos 86 anos, com "qualidade-demência", no qual prestei a minha tristeza   por não ter tido a oportunidade de estar presente  numa Sessão organizada pela freguesia de Olhão, com a colaboração da Universidade Sénior,  em que, a distinta Neurologista,  como convidada  palestrante,  . Doutora Isabel Valente,  como numa outra ocasião,  esteve neste mesmo espaço, perante uma audiência de um nível etário, que bem conhece

Recordo bem, que nessa ocasião, a que assisti , com muito agrado,  tive  com a distinta Palestrante, um contacto instantâneo, em que lhe manifestei a minha gratidão pelas suas recomendações , profissionais, devido  à fragilidade de comportamento  e de convivência,  proveniente do falecimento, na  data, da minha Esposa, com quem me casara em Luanda, há sessenta anos.

Aliviaram-me  as suas palavras e oportunas  recomendações, do peso "mortífero" que  me assolara  após  a  morte da minha  Mulher. Explicou-me, suavemente,  que  entrara num normal  período na vida de uma demência, que consiste  numa perda de funções mentais,  geralmente associada com a idade avançada, envolvendo problemas com a memória e o raciocínio, implicando uma perda de capacidades mentais. Explicou que a característica chave é o declínio das funções intelectuais,  interferindo significativamente na vida social e nas actividades diárias..

Calaram ,-me bem fundo do coração, as palavras  com  a que a Doutora Isabel Valente me honrou, na sua explicação, e, não me esqueço da  seguinte recomendação que me fizera, quando lhe  transmiti que,  todos os dias visitava  a Sepultura da minha Mulher( uma de manhã e outra à tarde) e exclamou "... "NÃO FAÇA ISSO... REGULE  MAIS ESPAÇADAMENTE AS VISITAS..."

E cumpri mesmo, a partir  de então, as ordens da Senhora Doutora.. Já vão decorridos 4 anos. Tenho 86 anos de idade.

Bem hajam...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário