sexta-feira, 3 de julho de 2015

A eterna Primeira-Dama, Maria Barroso...

A edição nº. 462 do jornal "O SOL ", de 03 Julho 2015,  que despertou imediatamente a minha atenção, e que, com o devido respeito, reproduzo duas montagens fotográficas a seguir, para  uma melhor interpretação:



Na foto de maior dimensão, no canto superior direito,  foram por mim assinaladas  duas setas, à mão,  a fim de se  chamar a atenção  do que vem lá impresso, como segue: "GRANDE EXCLUSIVO* ENTREVISTAS COM AMIGOS E FAMILIARES * FOTOGRAFIAS  NUNCA  VISTAS * DOCUMENTOS INÉDITOS".

Na foto de menor dimensão, em primeira página o jornal "O SOL",  sob o titulo Maria  Barroso, insere o seguinte comunicado: "SOL    reedita Álbum de   Memórias e Cartas. Na próxima semana iniciamos a  reedição das Memórias,  que incluem os três  fascículos inéditos"

Não é com quaisquer ideias propagandistas  que  estou elaborando o presente blog,  mas tão-somente para reproduzir um facto já mencionado num trabalho bloguista, recente,  na medida  em que despertou-me particular atenção  a emissão de o  referido jornal  ter chamado a atenção em relação a "FOTOGRAFIAS  NUNCA  VISTAS."..

Como afirmei no blog em que inseri a foto abaixo, na qual me foi confirmado por pessoa idónea, (já falecida), há  muitos anos atrás, que uma das Figuras incluida no grupo, era a  Senhorinha  Maria Barroso.
.


Como entretanto  ja se passou mais de meio século  percorrido após a oferta  que me foi feita desta relíquia, torna-se um pouco difícil poder confirmar-se agora, depois de tantos ano  passados, sobre o local onde foi obtida esta preciosidade. panorâmica.

Embora já  a caminho  dos  meus noventa anos, é com imensa saudade que neste grupo, não deixo de reconhecer as feições alegres das carinhas das minhas primas Dulce, Maria Fernanda,  Guida, Lina,  (pelo menos), com  quem convivi  largos anos,  durante a minha  inicial juventude, quando morava no Largo da Luz, em Carnide,  Lisboa;  Era  a  Família  Pinto Lampreia,  alunas do Instituto Feminino de Odivelas.

Quando vim de Angola, para conviver com a Família que  residia em Lisboa, tinha  cerca de 8 anos de idade, devido a falecimento da minha querida Mãe ocorrido em Luanda,  matricularam-me  na Escola Primária, em Carnide, e decorrido algum tempo, fui premiado por ter  colaborado com um trabalho juvenil, que mereceu um  diploma apreciado pelo Senhor Presidente do Conselho, Dr..  António de Oliveira Salazar.



Ainda me lembro , enquanto aluno desta Escola,  convivi com um primo, que  foi aluno no Colégio Militar, com quem me dava muito bem, chamado José Fernando Pinto Lampreia, com quem andava constantemente à "porrada" mas não podíamos passar um sem o outro, pois éramos muito amigos.   Mais tarde, vim a saber que tinha falecido, ja com a patente de Tenente, (estando eu em Angola) e que lhe fora negada a sua vontade  de  vir a ser sepultado, no Oceano Atlântico, a muitas milhas da costa Portuguesa.

Aproveito para renovar o meu desejo de rápidas  melhoras de saúde  à  Distinta Senhora  Doutora Maria  Barroso, vítima de um recente acidente.

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário