segunda-feira, 27 de julho de 2015

O Mundo decrescente...

Bungo - Luanda (Angola)-
O Autor, no local de nascimento...
Nasci em Luanda, a 12 de Abril de 1928, nesta casa, "à beira mar plantada",  que na data era propriedade da Empresa Marconi e dos CTT de Angola.

Dois nomes eram, nessa altura, muito pronunciados na rádio, porque ainda não existia a televisão, de agora, e que eram os seguintes:

                                    -António Óscar Fragoso Carmona.
                                   - António de Oliveira Salazar.

Ao comando do Governo, sediado em Lisboa, eram estas as Dignas Figuras que "davam ordens" na qualidade de "Orientadores Políticos/Governamentais" a todo o Território Português, constituído a partir de , Lisboa, (capital de Portugal), Porto, Coimbra, Faro, Madeira, Açores, Estado da Índia, Macau, Timor, S.Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné, Moçambique e Angola.

Hoje, os "comandos" cingem-se  somente a Lisboa, Porto, Coimbra, Faro e restantes cidadezinhas espalhadas pelo País cantado por Luís Vaz de Camões, nos seus ditosos "Lusíadas"...Portugal!.

Geograficamente,  as "ordens", no antigamente, eram para serem cumpridas em todos os locais onde a bandeira Portuguesa flutuava, isto é, a parir do Estado da Índia até ao distante Timor.

Hoje, as ditas "ordens" ficam-se por  Madeira, Açores e... Portugal continental... (do Minho ao Algarve).

Em resumo: Dois Homens, na prática, noutros tempos, quase que foram o suficiente, para governar e dar ordens  a meio Mundo;  hoje, em Assembleias Legislativas, já nem bastam sequer centenas de "legisladores" para que as leis venham a ser  cumpridas somente do Minho ao Algarve (e... até ver),  Maneira e Açores. (Que me relevem e desculpem o aforismo humorístico, feito sem maldade nenhuma)...

Açores...

Tá?!.....

Sem comentários:

Enviar um comentário