quarta-feira, 15 de julho de 2015

DEUS ME CRIOU E DEUS ME SEPULTARÁ ...

DEUS me criou e  DEUS  me sepultará...

No ano de 1928, na cidade de Luanda, minha saudosa Mãe (que DEUS a tenha em Paz há oitenta anos) deu à luz um rechonchudo bebé, a quem lhe deram, na cerimónia baptismal, o nome de ARMANDO JOSÉ, que é autor deste singelo blog.

Pois o Armando (o Mandinho) cresceu e desenvolveu-se na sua terra Natal  (Angola) e, mercê de circunstâncias bastante  agrestes, consequentes da "exemplar descolonização", que a vida lhe impôs,  acabou por vir, com a Família, fixar-se na terra em que seus Avós tinham nascido, neste encantador território à beira mar plantado, denominado PORTUGAL.

Entretanto, em Portugal, numa época em que se estava lidando com vicissitudes ligadas ao meio político/partidário, portanto em vésperas de eleições, para abrandar a onda assoladora que atingia ,principalmente, todos aqueles que se viram obrigados a "exilar" das Colónias, onde, com o seus esforço e trabalho, ajudaram, no passado, a progredir territórios e bens, que acabaram por vir parar   às  mãos avassaladoras de alguns indigentes, sem escrúpulos, enfileirei-me num Partido, que acabou por ser vencido, em consequência de introduções "maldosas" de certos adversários, de topo, da área concorrente, dada a projecção informativa das sondagens, que indicava que um elevado número de votos de percentagem significativa, por parte dos ditos "Retornados" viria a dar uma projecção muito significativa ao Partido, vencido, que  pretendia proteger os "injustiçados" do PSN, Partido da Solidariedade Nacional.

Em sessões Congressistas, tentei evidenciar que o meu "insignificante" esforço de pretender colaborar  nas legislações futuras, estaria em primeira fase, os seguintes "mandamentos":

                1º - Que a um bom chefe de Família jamais lhe faltasse o essencial da vida, ou seja ...                                                   "O PÃO NOSSO DE CADA DIA".
                       sem nenhuma distinção, separatista, tanto religiosa, racista, ou qualquer outra.

               2º - Que a um bebé, nunca lhe faltasse o gostoso ...  BIBERON  DE  LEITE  !

               3º-  Total extermínio do tráfico de DROGAS ou produtos conducentes à loucura   
                      inimaginável.

               4º- "Fuzilamento" total, a todo o tipo de corrupção, que tenha tido por finalidade destruir
                      o que de bom viria beneficiar os que profundam boas intenções, e não malignas
                      Contudo sou contra a criação da Pena de Morte, como chegou a existir em Angola,
                      momentos antes da Independência, e anterior à     
                      minha partida, com destino a Lisboa, por razões de saúde.

               5º - Mitigar qualquer  mau ambiente existente entre Familiares, Amigos, e sobretudo as
                      ondas de mau humor que venham a ser criadas através de legislações governamentais
                      que impeçam o bom convívio e fraternal entre nós ... PORTUGUESES !.


        Algumas imagens reflectem o que vai no meu pensamento actual, e, gostaria que quando ao som do badalar dos sinos à minha entrada na Terra da Verdade, o que acima preconizei, venha a ser uma plataforma de entendimento entre os que cá ficam, de molde a que, a PAZ, FELICIDADE, FRATERNIDADE E RESPEITO venha a ser cimentado em todos os bons corações, que  tenho  a plena certeza que ainda existem...




      
Avô Armando,  tornou-se um solitário, a quem lhe chamavam o "Velho do  Restelo", pois andava sempre muito pessimista...
                                                            Autor do presente blog.
O Mandinho, que em Cabinda (Angola) fora fotografado pelo seu querido Avô, Joaquim do Carmo Ferreira.


Mãe, Maria  Helena e o Pai ,Domingos José, a cuidar do seu filhinho Armando...

O  Armando  (Mandinho) com poucos meses de idade..
O Feliz enlace matrimonial, em Luanda,a 12 de Dezembro de 1953

Sorridentes e amorosos, saindo da porta da Igreja, após o juramento nupcial - Alvarina e Armando - Luanda (Angola)

 Durante uma sessão do Congresso do PSN- Partido ds Solidariedade Nacional, cuja minha intervenção mereceu um estrondosa salva de palmas, em Faro, dado que a minha intensidade exigia uma legislação consentânea com o que  discriminei no inicio deste blog... Apresentei pontos de vista, pouco vulgares, que muitos até ficavam cheios de medo  de os pronunciar. Mas como eu era o "Velho do Restelo", avancei com ideias tão revolucionárias, ao ponto de até várias pessoas terem-me vindo a abraçar, atendendo a minha  ousadia de tocar, sem medo, nas feridas que nos atormentavam...


No meu cantinho, registando as aventuras que nessa altura eu me  atrevia em meter-me!

O que nos espera, muitas vezes inesperadamente ...
As minhas primeiras Nétinhas....Porto.


A Família, na altura da "boa vida"...
Edital quanto à nossa participação nas eleições ao governismo à data...


Que saudades ...

Estas são alguns dos cenários fotografados, desde a minha infância até ao presente, que transitarão , como  espólio, para as mãozinhas das minhas netinhas, logo que eu dê o salto para o Céu... (espero que não para o inferno...) e que lhes faça muito bom proveito .!

Um dos pontos que suscitou grande agitação na sala da audiência congressista, foi quando me referi a pesquisas e investigações a certos movimentos em contas,bancárias, a tempo e horas, sem contudo infringir o "Segredo Bancário" instituído e estabelecido pelas Entidades Competentes, nesta frágil  matéria. Isto porque sou Bancário (agora na Reforma) com vasta experiência, no passado, em que estive no comando. deste "privilégio"... de cariz financeiro... em Organismos intrínsecos a esta útil actividade....

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário