quinta-feira, 16 de julho de 2015

Mais uma, a acrescentar...

Extraído do facebook na  Net..:  Legendado na  foto reproduzida, informação recolhida no blogue "Altamente"...


       
Tudo terá começado num documentário emitido pelo "Canal História". Neste documentário,   intitulado "25 minutos de uma revolução",  foram entrevistadas diversas figuras ligadas à Revolução dos Cravos,  entre as quais se encontravam Otelo Saraiva de Carvalho. Este terá feito declarações  polémicas que põem em causa  as beneméritas intenções por trás da Revolução e que levam a crer que a verdadeira razão para o 25 de Abril terá estado a promoção de Capitães Milicianos (voluntários),  por  decreto de um Governo com falta de oficiais de carreira para mandar para África. Estes milicianos terão sido promovidos a major,  ultrapassando os militares de carreira. Estes,  ao sentirem-se ultrapassados reagiram,  acabando tudo no derrube do regime. Vendo bem as coisas,  toda aquela história de que os militares tinham saído em defesa de um povo oprimido e sem liberdade,  não passará  de uma  história da carochinha,  criada para enobrecer aqueles que,  afinal,  só se encheram quando lhes começaram a ir ao bolso.


25 Minutos de uma Revolução (Promo) por tv-prime

Na mesma entrevista,  o mesmo Otelo Saraiva de Carvalho,  terá apelidado os actuais militares de  "burgueses, comodistas" e que,  por muito que o povo sofra,  nova revolução só aconteceria se os militares se sentissem prejudicados nos seus direitos,  nomeadamente os direitos salariais.  Citando Otelo:
«quando tocam nos interesses da oficialidade, ela começa a reagir. há 37 anos, essa reacção foi o movimento de capitães», que culminou no derrube de um regime com 48 anos.
Este ‘capitão de abril’ chama a atenção para a mudança de circunstâncias que se registou nos últimos 37 anos, nomeadamente o facto das forças armadas ao nível das praças – soldados, cabos e sargentos – serem hoje voluntários.
«Se a esta gente voluntária cortarem direitos adquiridos, então o caldo está entornado», avisou.
«para derrubar um governo basta, como se viu, 800 militares. chegam, desde que estejam empenhados nisso».
Aqueles que acreditavam  no altruísmo dos Capitães de Abril,  e aqueles que ainda acreditam,  chamar-me-ão de louco. Respondo que,  com noventa anos,  aprendi que a ganância é demasiadas vezes o motor da história. Assim,  porque não terá sido também há quarenta e um anos atrás ?



                                                             O Zé Povinho, ... 
Nota adicional.
Após ter sido emitido publicamente este meu blog, por indicação de Pessoas Amigas, e interessadas em se compaginar com o que por via da Internet é exposto, no que diz respeito ao apontamento inserido na fotografia exposta, ("As verdadeiras razões que levaram à revolução do 25 de Abril! Aquilo que nunca te contaram") e em consonância com esta particularidade, ouso expor, com respeito, um pormenor, que um meu Familiar, Oficial do  Exército Português, condecorado. cujo nome omito por uma questão de honra e de respeito,  que me "desabafou", quando  em viagem, acidental, a caminho de Portugal, e procedente da ex- Índia Portuguesa, me visitou em Luanda (Angola), e que já faleceu, há anos, cujos ossos repousam num Cemitério em Lisboa.
Em amena conversa acompanhado pela Digna Esposa (também já falecida), foi-me contando peripécias e acontecimentos porque passou ao longo de todo o seu  percurso exercido em defesa do
País   de sua origem - Portugal. A certa altura, e numa voz que revelava  algum  secretismo,    realizou comissões de serviço nas  colónias portuguesas, muitas das vezes, em paralelo à carreira militar de quem foi um grande Oficial do Exército, Francisco da Costa Gomes,  que pelas conversas, fiquei com a ideia de ter sido este oficial   o principal  "projetista" do 25 de Abril...

Tá?!

Sem comentários:

Enviar um comentário