sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

A propósito de memórias...

Por estes dias andei atarefado à cata de novidades. Ontem, um dia especial porque, dia 12, às 12 horas,  celebravam-se 60 anos do casamento  que aconteceu em Luanda, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e que juntou duas almas, a minha e da da minha saudosa Esposa, Alvarina.

As contingências da vida, e da morte, separaram-nos mas a memória, essa, perdura. Curiosamente,  encontrei documentos, também eles com 60 anos e outros ainda mais antigos. Há muito que os procurava mas parecem ter esperado precisamente pelo dia de ontem para serem encontrados, de forma absolutamente casual, quando nem sequer os procurava. Há coisas que a lógica  não consegue explicar...

Navegando à deriva por estes mares da Internet,  descobri algumas imagens, bem curiosas, de Luanda "do antigamente". Alguns sitios tenho dificuldade em reconhecer. Já lá vão mais de 40 anos... Outros trazem imediatamente memórias que há muito não me recordava. A Mutamba, a Baía de Luanda, o edifício do Banco de Angola,  avenida dos Restauradores,  Avenida do Hospital, Brito Godins, estes são locais que recordo  bem. Parece, por momentos, que foi ontem que deixei essa bela cidade... Claro que se fosse hoje a Luanda iria certamente perder-me. A cidade está irreconhecível,  fruto dos anos que passaram e de todo o desenvolvimento que teve. Mas a minha Luanda, essa nunca esquecerei.

Acusado por alguns de viver no passado, a esses respondo apenas que recordar é mesmo viver e que é o passado que nos ensina o que é o presente. Se esquecermos o que está para trás, jamais entenderemos o que está para vir. São lições da vida...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário