sábado, 28 de dezembro de 2013

Vivência angolana...

                                  Obras literárias de autoria do escritor José Freire Antunes.

Com todo o respeito e devida vénia, extracto parcial  inserido na obra literária acima
                                                                **************

Como  prenda de Natal, no presente ano de 2013, minha encantadora Filha,   Mãe de três lindas  minhas netinhas, (  que, felizmente, e Graças a Deus,   me  saíram na rifa ) - ,  ofereceu-me esta colecção de livros, por saber que sou um apaixonado, permanente,  por quaisquer  obras que se relacionem  com a terra onde nasci, tal como Ela, em Luanda (Angola).

Obra surpreendente, onde a Voz e a Escrita dos Protagonistas da Guerra em Angola, relatam , com emoção e dureza ,  desde os actos de carnificina  e de crueldade praticados  ( de todos já conhecidos)que ejectaram o inicio da Guerra, na então maior "Província  Ultramarina Portuguesa" em Africa ... a grande e rica ANGOLA.

Integram estas excelentes obras, por exemplo,  fotos da chegada do primeiros soldados a Luanda (1961),  a que eu assisti, bem como o embarque de tropas no navio "Niassa" com destino ao porto de Luanda, em 1961,   o regresso do navio "Santa Maria", no cais de  Alcantara, em 16 de Fevereiro de 1961,  o caso de Nambuangongo,  como relato de muitos  dados historicos, que culminaram com a independência, daquele território africano,   como todo o Mundo sabe, a 10 de Novembro de 1975, depois de 500 anos de presença dos "valerosos" ( termo de Camões, nos Lusíadas)  PORTUGUESES.

Sempre me contaram, que a luz eléctrica que nos ilumina ,  a Todos, independente da coloração da nossa pele, ou credo,  . é constituída  por  fases,  positiva e negativa, pelo que, se não fosse isso, nunca teríamos LUZ.

Mas, não nos esqueçamos que  basta surgir  um  rápido "Curto Circuito" para que fiquemos, de imediato,  privados desse bem Eléctrico. !!!...

Há episódios nesta obra que relatam actos praticados  por terroristas ,  com  muita crueldade. e, inversamente, também  contem episódios de condução da  administração governativa e de grande  e elevada heroicidade de patriotismo,  por parte de Altas Figuras Militares, Marítimas e Civis, em todo o Processo.

Só que, na perspectiva de muitos  honrados cidadãos,  houve quem  se sentisse vitimas de  um "curto circuito"  qualquer, que conduziu  Angola  à  hediondo  "  exemplar descolonização".!

Tá?!.....

Sem comentários:

Enviar um comentário