sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Sexta - feira, 13 ...

Existe (ou existia) uma crença popular, que  alertava o pobre cidadão para os perigos  a que estaria  sujeito,quando  o dia 13  incidia  com  uma sexta-feira.....

Não partilho  tal profecia, porque a experiência que tenho tido ao longo dos meus 86 anos de vida,  dita-me que os   mais amargos acontecimentos, que  mais me  afectaram, nunca aconteceram  nessa  conjugação de data,  tão vaticinada  (sexta-feira  13)  como dia  promissora  das desgraças ;   Hoje, sendo sexta-feia 13, embora a poucas horas do relógio vir a  dar as badalas que  transitarão  para o inicio do dia 14, felizmente, e Graças a Deus,  ainda vou alimentando a ténue esperança que o dia venha a  terminar  em Paz e Sossego, pelo menos entre Nós.!...

Repito o que dissera em blog anterior., que por estes dias andando  à cata de novidades,  descobri algo que, para mim, tem um elevado grau de sensibilidade, a pesar de acusado por alguns de viver no passado. A esses respondo apenas que recordar é mesmo viver e que é o passado que nos ensina o que é o presente. Se esquecermos o que está para trás, jamais entenderemos o que está para vir.  São lições da vida.

Tive, na infância, por falecimento da própria Mãe, uma Avó que me sustentou e me educou até ao momento em que me viu partir, do cais de Lisboa com destino a Luanda, terra onde nasci, para os braços e cuidados do Papá, onde era Director dos Correios, em Angola. Daí para a frente, os contactos entre Avó e Neto, só por correspondência. E, de entre o que considerei uma autentica "relíquia", são as cartas que aqui vão fotocopiadas, algumas datadas desde 1952.

Faço notar, que,  no enquadramento da troca desta correspondência, por vezes uma carta expedida de Lisboa, com destino a Luanda (Angola), chegava a demorar cerca de 2 a 3 meses a chegar ao seu destino,  numa época em que havia uma Censura Diplomaticamente  estabelecida com Portugal, que não estava  metido na guerra, e que obrigava as cartas a serem revistas na  África do Sul. Recorde-se que, a Alemanha, Inglaterra, França, Polónia, Estados Unidos da América, Japão, China, estavam todos aos tiros uns com os outros - II Guerra Mundial.

A montanha de  cartas - semi -centenárias




A montanha da correspondência trocada, entre Avozinha e Netinho...
 

Tá?!...                                    

Sem comentários:

Enviar um comentário