sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Ponto...ponto. traço...


José Duarte - Angola.

Esta foi a  ultima  fotografia   que recebi do meu saudoso Irmão, José Duarte ( o  Zé Bate), tirada no miradouro da Lua,  em Luanda (Angola), há já bastante tempo..

Acompanhei  mentalmente, ontem  26 de Dezembro de 2013,  mesmo a uma distancia  que divide  os dois  continentes, -  África e Europa -   o seu cortejo fúnebre,  que se realizou em Luanda, pois  Deus chamara-o à Sua Divina Presença,  nesta época natalícia.

Iniciei o presente blog com a projecção. de caracteres,  que passo a explicar, e que muito agradeço   ao proprietário da empresa  ELECTRO MARTINS,  de Luís S.C. Martins, Olhão, a quem agradeço ter-me facultado a seguinte fonte de esclarecimentos, que passo a  reproduzir:-: 
  
 "...Samuel Finley Morse foi o inventor do  Código que ainda hoje tem o seu nome, Morse.
O Código Morse representa os caracteres através de "pontos e traços" correspondendo estes a impulsos eléctricos e resultando daí sinais acústicos ou luminosos de uma certa duração Assim, e tomando o ponto como unidade, este tem a duração de cerca de 1/25 seg. sendo um traço idêntico a 3 pontos. Tem ainda algumas regras de escrita, conforme mencionado no documento inicial.

Telegrafo

Ora, a relação que pretendo daqui extrair, é a seguinte :

O Código Morse como muitas invenções teve grande desenvolvimento durante as guerras entre as quais, a Guerra Civil Americana, onde finalmente se desenvolveram técnicas utilizadas por jornalistas como comunicação, e noutras Guerras, mais recentes, e vai tendo tendencia a desaparecer devido às novas tecnologias.

Tanto o  meu saudoso  Pai, Domingos José Baptista, bem como  seu Filho,   meu querido Irmão, José Duarte, infelizmente ambos nas mãos Sagradas de Deus, no Céu,  trabalharam durante toda a sua vida,
na actividade radiotelegrafista,  abrangendo o mister que conseguia pôr em comunicação dispersas Estações Terrestres,  e Navais,  pois ,  naqueles tempos, era  o único meio possível  em  comunicar,  entre si,   tudo o que ia acontecendo neste globo terrestre. Não havia televisões e os meios de comunicação não eram tão rápidos  como os de agora.

Lembro-me, que Ambos, naquelas  distantes datas , chegaram a passar noites inteiras  junto  dos  delicados aparelhos   telégrafos/ transmissores, pois  "desbobinavam"  situações de emergências , de socorro a vitimas, prestando ajuda "humana" a todos os " naufragos"   terrestres ou marítimos.

Eu próprio cheguei a aprender a usar o  "Banzer" (salvo erro) que era o instrumento que emitia os sinais Morse,  impulsionado para cima e para baixo  os orifícios de contacto  e  que aos meus  ouvidos chegava  som  semelhante  aos  que  o Titanic emitiu quando pedia Socorro...

Mas, o meu computador, via Net,  facilita-me,  agora, ( produto da avançada tecnologia)  enviar-vos, com rapidez,  estas  "letrinhas"  calcando simplesmente  as teclas do. massacrado  A..B..C..D...E.. com  o toque .dos meus velhos e trémulos  dedinhos.
.
                       O meu saudoso irmão José Duarte ( Zé Bate) com a esposa  Nini-  Tá?!....


                                                   DESCANSE EM PAZ

Sem comentários:

Enviar um comentário