quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Quem dá aos pobres, empresta a Deus ...

O titulo, porém, nada tem a ver, teoricamente,  com o que  vem a seguir, mas, em parte,  pelo que se assistiu através das imagens que a televisões emitiram,  dá-se  fé,  que,  das grandes multidões que acolheram os benefícios resultantes das politicas  humanas,   defendidas por Mandela,   ressaltam pessoas que vieram a ter, finalmente,  justas  reformas  benéficas ,  resultantes  da luta que este Dirigente assumiu, durante anos, em   defesa da solidariedade universal.

Acabo de  adquirir o jornal "Brisas do Sul", editado em Olhão, Algarve, que me surpreendeu  satisfatoriamente, com a publicação de um artigo, veiculado por um dos meus blogs,  inseridos via Internet, a seguir reproduzido:


Estive em Joanesburgo, África do Sul,   por  motivos de saúde, País a que tive de me socorrer, pois a doença que me afectara,  na altura, só naquele País iria encontrar salvação, o que, felizmente aconteceu.

De lá, regressei de novo a Angola, terra onde nasci, já depois  de  completamente restabelecido.  Enquanto  transitava de Hospitais para Hospitais, e destes   para Centros de Recuperação,  sempre fui muito bem tratado e acolhido humanitariamente tanto por Médicos,  Enfermeiros e Pessoal qualificado.

Pensei que por ser descendente de Europeus, portanto de tez branca,  iria ter um tratamento privilegiado em  relação  a muitos outros doentes de tez escura.,   que igualmente  sofriam de grande males ... mas, o que  notei  foi que nunca senti a  mínima  desigualdades  quanto a forma   de tratamento. Já se ia sentido o que Mandela defendia - igualdade e fraternidade.

Deslocara-me  de Luanda com destino a Joanesburgo  a coberto de  instruções  recebidas da Direcção Geral, da entidade onde trabalhava -  Banco Totta-Standard de Angola, para efeitos de tratamentos, e, de, se precisasse, levantar em proveito próprio, os Rands que eu  entendesse -  nem um Rand levantei, sequer,  para uso pessoal !...

Eis copia  da  carta que me acompanhou, na viagem..


Tá...

1 comentário:

  1. O elogio de um grande senhor a um grande homem. Abraço desde terras do Norte :-)

    ResponderEliminar