sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Em memória...

O dia 18 de Julho de 1918 foi um dia muito especial para a  humanidade. Foi neste dia que nasceu Nelson Rolihlahla Mandela, conhecido como Madiba para os amigos. Nascido em  Mvezo, nunca teve uma vida fácil. Nasceu num país, África do Sul, onde quem tinha a pele mais escura era automaticamente segregado e colocado num plano inferior àqueles que tinham a sorte de nascer com a pele de tom mais claro.

Na sua juventude combateu pelo direito dos negros à autodeterminação e a estatuto de igualdade perante a sociedade e a justiça,  dominadas  então pela minoria branca. Juntou-se ao Congresso Nacional  Africano (ANC) que lutou activamente contra o regíme Apartheid. Foi preso e enviado para a ilha Robben onde permaneceu desde 1963 até 1990, ostentando o curioso número de prisioneiro 46664.

Com a libertação, largamente festejada em todo o mundo, mas especialmente pelos negros da África do Sul, dá início a um processo de tomada pacífica do poder, que culminaria com a  sua eleição como primeiro presidente negro da África do Sul, tendo cumprido um único mandato entre 1994 e 1999.

Não era perfeito. Era humano. Mas todas as suas grandes qualidade suplantavam largamente as suas imperfeições. Ninguém vive para sempre,  mas a haver excepções, este Homem deveria  ser uma delas...

Rest in Peace, Madiba !!!





Sem comentários:

Enviar um comentário