quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Entre as brumas do passado.

Com os meus receios de vir a ser considerado  um "chato" (desculpem-me a  deselegante expressão), mas atrevo-me a dar uns passos atrás, porque desta  vez, venho "falar" em  dinheiro, e, como tal, recorri a um blog que em 15 de Maio de 2013, emiti, sob o  mesmo titulo.

Ora, a principal matéria -prima  que  sustenta qualquer Banco é, sem dúvida o Dinheiro, quer seja  constituído e  manipulado por  notas  (bancárias) ou moedas.

Há  Bancos e bancos....  No ano de 1967, em Angola, fundou-se um Banco, numa a época em que se trabalhava  com afinco, e larga esperança, na edificação e progresso muito activo da "província ultramarina de Angola," com capitais sul-africanos (Rands) e com os da Mãe Pátria Portuguesa.(Escudos).

Com o tempo, chegou a ser considerado uma das melhores e prestigiadas Instituições Bancárias em todo o território africano - o (ex)  BANCO TOTTA-STANDARD DE ANGOLA.

Tive o privilegio de ter sido integrado na equipe que tratou da fundação do  referido Banco .

Faço lembrar, que,  uma parte  dos   Empregados do Banco, portanto, BANCÁRIOS,  aquando da "exemplar descolonização",  foi forçada a dizer Adeus aos seus postos de trabalho, e, espalhou -se, por isso,  por este hemisfério fora.



Sede do Banco- Luanda (Angola)







No Natal - filha de um Bancário.


Uma tourada promovida por Bancários


Edifício sede









As nossas antigas notinhas...


Chegou a haver, porém, momentos muito felizes, enquanto houve paz e sossego, organizados pelos Trabalhadores bancários, na altura dos  feriados ou das férias. Estas imagens dão conta disso:


Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário