domingo, 22 de dezembro de 2013

Grandes comandos aéreos...




No canto superior direito  da capa do jornal "Correio da Manhã", de Domingo 22 de Dezembro de 2013,  lê-se o seguinte: " Moçambique Piloto da LAM  atirou avião ao solo com  intenção".  Nas paginas interiores, vem então  relatados os acontecimentos ocorridos com a tragédia que vitimou todos os passageiros que seguiam a bordo de um avião,  de Lourenço Marques (Moçambique) com destino   a Angola (Luanda).

Vem relatado que o piloto-comandante da aeronave,  ao que parece,  praticou um autentico acto  suicida , levando para a morte,  todos  os seus passageiros. O que lhe teria passado pela cabeça, para executar tão "estranha" e cruel decisão, quando a sua obrigação, era, ao invés de dar cabo de muita gente em simultâneo, conduzir todos  os passageiros com inteira  segurança, responsabilidade e conforto, até aos seus destinos ?

Este caso, faz-me afluir, uma situação, que, em tempos que já lá vão,  se passou comigo, em  que, as decisões assumidas pelo comando do aparelho,  em que eu viajava,  ao contrário,  preservaram   e defenderam  as  boas condições de voo e total segurança , de molde a  evitar-se  qualquer acidente que pudesse vir a surgir, perante umas determinadas ordens emanadas  por parte  dos serviços   do aeroporto de Luanda.

Vim a tomar conhecimento do que se passara, mais tarde,   por intermédio de um  familiar, que também trabalhava na TAP, e,  infelizmente,  já falecido.

Embarquei num  grande avião,em Luanda,  com apoio de fontes medicinais, com destino a Lisboa , afim de ser submetido a tratamentos  muito especificados,  naquela cidade,   dado o avançado grau  de  estado de  saúde,   consequente de vicissitudes ligadas ao processo de descolonização, com bilhete de ida e volta.


Fotocópia do meu Bilhete de Viagem, em avião da TAP. com ida e volta de Luanda/Lisboa/Luanda, cujo regresso a Angola não se efectuou,  devido a razões de saúde e motivações de cariz politico/administrativos..  O Bilhete está apodrecendo, quase a meio século,  no fim do baú de recordações...



Bilhete de viagem  de regresso a Angola, nunca  utilizado


Contou -me, o meu Familiar , com o  pedido de certa reserva-,  o que se passara a bordo do avião em que eu  viajava...o seguinte:

..." O piloto do  grande aparelho , no qual eu era um dos  500 passageiros,  que recebera ordens  do  aeroporto de Luanda, para, antes de aterrar em Portugal, dar meia-volta e regressar,  imediatamente, a Luanda, pois tinham ordens para recolherem um passageiro, que viajava naquele aparelho, de interesse as organizações  governativas.

Resposta do piloto-aviador, comandante do avião:  Estamos  já a vista e bem perto do Algarve, e, se cumpríssemos as vossas ordens, íamos pôr em risco a vida de 500 passageiros que transportamos., pois o combustível   já não seria  suficiente para tal cumprimento de ordens.

Desconfiava-se que o tal passageiro  com  quem   pretendiam "ter conversa" ... era EU !...Ufa, já lá vai quase meio século...

E assim,   Grandes Comandantes da  AVIAÇÃO PORTUGUESA - Bem hajam...
                      
                                 E uma boa prenda na árvore de Natal....


Dezembro - 2013.


..

Tá?!...
.





Sem comentários:

Enviar um comentário