sábado, 27 de dezembro de 2014

Vencidos ou Vencedores ?!...

Minha Santa e saudosa Mulher, que Deus tenha,   perto do  final  do mês de Setembro de 1955,  deu à luz, em Luanda(Angola) um encantador bebé, a cujo parto assisti. e que logo após o seu nascimeto veio  a confirmar-se o  que  surgira, no meio da nossa ampla  ansiedade ...   uma lindíssima menina .

Menina essa,  que,  pelos trâmites normais da Lei  da Vida,  não está livre, de,  nos tempos actuais modernos,  poder um dia vir a ser também... uma linda  Avó !.

Esta mesma menina, Ana Paula,   foi uma belissima Estudante e levou os seus estudos até ao final da sua carreira, com excelentes notas,  e, recordo-me do dia em que a conduzi , pela primeira vez,  até a escadaria de acesso do Liceu Nacional Salvador Correia,  em Luanda.

Tive o prazer de  saber, que um dos distintos Professores que leccionava naquele Estabalecimento de Ensino,  tratava-se  do Digno Professor Doutor Antero Marques  Simões, detentor de variadíssimos Cursos de elevadas Licenciaturas.

Os ventos da história,  conduziram-me a, mesmo a  longa distância, a  vir a ter comunicações epistolares com o Senhor  Professor Antero Simões,  que muito  me sensibilizou, pela amável e terna amizade que demonstrrou ter, pela sua antiga  Aluna liceal,  a  minha Filha, Ana Paula.

Acabo de receber  uma edição do autor da obra literária  - Dr. Antero Simões -  intitulada " O  Meu Polemista eeeeeeeee eeeeeee e paeeeeeee eeeeee  ee eeeeeeee
 e Patriota Eça de Queirós",  cuja leitura tenho que seguir com certa dificuldade, devido as  minhas condições do estado de saude, resultante do numero de anos de idade que possuo.

Todavia, ressalta-me o texto na pagina 306, com o titulo  " Eça, patriota "Vencido-Vencedor", que insere uma fotogfrafia  do Grupo dos Vencidos da Vida, e de que vou reproduzir algumas linhas, pois,  pressinto, que hoje em dia,  conseguir Amigos que se comportem como o que vem discriminado, na pagina 317,  é um problema diabólico.:

..." Dito isto só podemos ajuntar que os Vencidos oferecem o mais alto exemplo moral e social de que se pode orgulhar este país.  11 sujeitos que há mais de um ano formam um grupo sem nunca terem partido a cara uns aos outros; sem se dividirem em pequenos grupos de direita e esquerda; sem terem durante este tempo todo nomeado entre si um presidente e um secretário  perpétuo; sem se haverem dotado em uma denominação oficial de Reais Vencidos da Vida ou Vencidos da vida real ou nacional ( há uma interrupçáo textual)-   sem serem elogiados no Diário de Notícias - estes homens constituem uma tal maravilha social que certamente para o futuro. na ordem das coisas morais, se falará dos onze do Braganza, como na ordem das coisas heróicas se fala dos Doze de Inglaterra"."

Gostaria de ter forças suficientes, que  me permitissem percorrer  todos os cantos  onde se encontrassem  heróicos Vencidos da nossa vida,  no nosso encantador País,  para agrupar os que,  se sentem lesados  devido   às  injustas decisões governamentais... e não só !...

Tá?!...



Sem comentários:

Enviar um comentário