sábado, 3 de março de 2012

Recordando...


 Há recordações do passado, que o tempo não consegue demolir...

Abril de 1974 . O meu estado de saúde, na altura, derivado de uma  intervenção cirúrgica,  sensibilizou a Direcçao Geral do Banco Totta Standard de Angola,  que, a  seu cargo, deliberou que eu fosse consultado por médicos especializados  em Johannesburg - África do Sul, e que fosse acompanhado pela minha  Mulher.
Nesse sentido, fui portador de uma carta dirigida ao Commissionere Street Branch, the Manager The Standard Bank of South Africa Ltd,, que alem de  ser de apresentação, facultar-me-ia os levantamentos em Rands, que eu quisesse.

Já no aeroporto de destino, na África do Sul, ouvi pelos alto-falantes, uma voz que dizia  "Mr. Baptista, Mr. Baptista".. e, minutos depois, fui transportado, confortavelmente ao Hotel Roosevelt, para me instalar..

Efectivamente fui alvo de tratamentos, nas instalações  médicas, que me fizeram muito bem.

Aproveitámos, após melhorias no estado de saúde para darmos umas voltinhas pela cidade, e, de facto nos nossos bancos, nos autocarros,  iam sentados "os brancos" e lá atrás... "os negros"...

Em dada altura, sentados num restaurante, reparo que a  minha Mulher não parava de se rir.Descobri, então, que a razão de  tanto riso era motivado pelo seguinte: Tínhamos  acabado de comprar, numa casa de modas, um casaquinho para me  agasalhar e, pendurado nas costas, ainda vinha um letreiro,.em inglês, que, traduzido em português , significava, mais ou menos, que eu era um animal bem vestido..

Regressámos a Angola e não levantei, a coberto da carta de recomendação, um único Rand para meu proveito próprio.

1 comentário: