quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A faixa preta....

Despertou-me certa atenção, e algum  espanto, o que acabo de observar num programa  que a RTP está divulgando através de espectáculos teatrais, que se tornaram públicos, para divertimento, durante  este período de férias, das populações residentes em vários locais do País. Na minha perspectiva, é uma excelente iniciativa, para não ser só futebol...futebol... e mais futebol !...

Em certo espectáculo, composto por tocadores experimentados, em acordeão, no seu alinhamento e  vestidos com simplicidade, de  harmonia com o calor que se tem vindo a sentir, neste verão, destacava-se um elemento, encasacado, em cujo braço esquerdo ostentava uma larga faixa preta, significativa de sinal de luto, pela morte de algum familiar seu.

Num certo período, no século passado, era comum vermos pessoas que, devido À morte de parentes familiares, usarem por largo tempo faixas pretas, geralmente no seu braço esquerdo. Quando nos cruzávamos com a Pessoa, implicitamente  eram-lhe dados os sentimentos de pesâmes

Ainda me lembro que, há muitos anos, familiares meus (geralmente tios) mantinham esse sinal de luto, quase sempre no casaco, no braço esquerdo, por longo tempo, como manifesto de situação de amizade, luto, e em memória de algum  familiar, recentemente falecido.

Este tema, em certa medida um tanto desagradável, mas, o que é certo, é que, presentemente, não tenho notado a aplicação do mesmo critério, por analogia a ideias que, sobre  este ponto de vista, se aplicavam  em tempos idos, não muito distantes...

O que mudou ?...

Sem comentários:

Enviar um comentário