quinta-feira, 22 de agosto de 2013

SÉNIORS !...

E Camões escreveu: ... "E Aqueles que por obras valerosas, se vão da  Lei da Morte libertando ..."

Quando atingida a idade em que superamos o vértice superior da  "pirâmide", que constitui a nossa vida terrena, inicia-se, de imediato, uma lenta mas inexorável descida que nos conduz até ao corte triunfante  da fita, colocada, lá longe, na meta final...

E é nesse inicio, descendente, que se desenreda a bandeira da «TERCEIRA IDADE» !...


Por experiência própria, a valia dos conhecimentos adquiridos ao longo da nossa "luta" pela vida que se desenrola desde a idade escolar até ao desvanecer dos nossos super-sonhos, é absolutamente indispensável, a sua aplicação, para que  se concretizem os belos ideais perspectivados. Mas não fiquemos por aqui, pois para além dos anos já vividos, muita coisa ficou ainda por aprender, e compreender, independentemente de se ter 60, 70, 80 ou 90 anos de idade.

Eu que o diga, aos 86 anos ...

No mês da flores, portanto em Maio, do corrente ano, escrevi um blog em que alinhavei o seguinte:

..."Uma intervenção jornalística aborda a questão de, aos idosos, ser-lhes facultada a criação de uma Universidade Sénior, a fim de lhes proporcionar convívios benéficos, que eliminem o penoso clima da solidão".

E essa ideia, de, a despeito das idades de cada um, para alem de um confortável ambiente académico que uma Universidade Sénior possa proporcionar a quem  ande pelas ruas, sozinho, a matutar como reagir aos maus pensamentos de um  suicídio, o ar benéfico de convívio de velhos (novos) companheiros de carteira, afugenta as tenebrosas nuvens tétricas.

No blog que anunciei, desabafei comigo próprio, ao observar o conjunto de Velhos-Académicos, que posaram para a fotografia, após a chegada de um rico passeio, pela zona algarvia, não ter tido o mesmo gosto e prazer de figurar também  no referido conjunto.

Mas, não há bela sem senão.

Sem remoque, vou transcrever, de um o distante  blog, o motivo pelo qual não fazia parte de tão feliz  passeio:

"... Numa aula de curso, ministrada por um Digno Formador conhecendo a realidade da minha pessoa, (recente viuvez) acabou por constituir um factor de desmotivação, com uma atitude que acabou por assumir, em plena aula,  "expulsando-me" com o seguinte argumento: " Não o quero mais na minha aula porque Você está a perturbar-nos com argumentos de ordem política..." 
E querem então saber em que se baseou o dito  Professor, para me "expulsar" da aula de história, na Universidade Sénior, do concelho de Olhão ?...
Apenas, com demonstração de uns escritos introduzidos no meu "blog"-Internet, fiz um relato que a nossa história contem, sobre uma atitude assumida por um General, em Angola, Silva Porto, porque fora traído, e por honra e dignidade imolou-se na bandeira Portuguesa, suicidando-se, ao invez de Alguém, tambem Português, em tempos passados, espezinhara a sua própria bandeira Portuguesa, num país estrangeiro-  Enfiou a carapuça, pois nem sequer mencionei o nome de tal "apátrida... "

Pois, fiquei na altura, perplexo, pois não senti uma única defesa por parte de alguém, a meu favor.

Fase final - minha pronta desistência de me manter, como Velho Aluno, desvalorizado no Curso Sénior.

Tá?!

Sem comentários:

Enviar um comentário