sábado, 10 de agosto de 2013

in illo tempore...

\10 de Agosto de 2013 -  30 graus de temperatura...  raios de um sol ardente, penetram pela janela da saleta dentro,  onde me  encontro a  "matraquear" as teclas computorizadas,  que irão compor este  "enfadonho"  blog...

E isto porquê ???...Os meus oitenta e... muitos anos,  de luta  pela subsistência de  uma vida sã,  dão agora origem a uma "recauchutagem" que impede exposições muito prolongadas  de idas a rua , a partir do momento em que os ponteiros do termómetro ultrapassem os vinte graus  centígrados ...

Resultado - fico, em casa,  a ver navios aos que partem, convenientemente equipados,  para  gozarem as delicias de umas "banhocas"  em  praias algarvias,  em  cujas ondas os "surfistas" exibem as suas  extraordinárias  e temíveis  habilidades.

E, como  diz o proverbio ..." A ociosidade é a mãe de todos os vícios ".   Para  ocupar-me, seja com o que for, tive curiosidade em  dar uma volta  pelos ultrapassados objectos , guardados, que outrora eram   ferramentas básicas  na vida doméstica.

E comecei por tentar alinhavar algumas  frases, utilizando a ultrapassada maquina de escrever, mas a fita,  como já era do tempo  dos "vizigodos",  não teve contemplações  e... de nada serviu.
Alem do mais, duplicados, só em papel químico, que agora não se fabrica.  ( Existem agora  as novas impressoras, eléctricas,...)!

Na maquina de escrever,  inserida na foto anexa, muito "trabalhinho" foi feito, - no passado -  em documentos inéditos,  e alguns, até,  históricos.

Lembram-se do tempo em que, quando faltava a luz eléctrica, que  muitas vezes  era constante, o recurso, para termos luz, de novo,   estava nas utilização  das velas de cera, e nos candeeiros a petróleo, com camisas especiais, e movidos sob pressão ?

Ainda sou do tempo em que ainda  não se fabricavam os rolos de papel higiénico, e..eram as folhas de jornais , que aliviavam as dores de barriga !..

Mas que alegria... hoje temos escadarias que nos conduzem, comodamente,  aos  vários pisos  dos recheados  super-mercados; os candeeiros  das " mil e uma noites" deslumbrantes;  os sinais de transito, que automaticamente,  mandam parar filas enormes de automóveis, que aguardam a luz verde; sistemas computorizados  que  comandam  todos os percursos inerentes  às nossas necessidades diárias; os tele-móveis que  nos orientam e que as vezes  dão azo a que a policia nos multe na estrada por utilização extemporânea... e... muitos etc. etc. etc.(s). por ai fora !...

Mas, se um dia uma forte  faísca , vinda de um  tenebroso trovão, , inutilizar os fios que conduzem  a energia eléctrica  básica para funcionamento de tudo aquilo que acaba de ser reportado,  der azo a uma forte escuridão.(OU APAGÃO).. la vamos recorrer a velinha  e aos  fósforos,( ou isqueiro) ,  para a acender., e passamos, depois, também,   a subir ," a "boots". toda a escadaria que  compõe  a nossa vida !..

(MAS QUE FILOSOFIA,TÃO TÉTRICA, QUANDO HÁ, AINDA,  FELIZES BONS MOMENTOS  E  OPORTUNIDADES, DE, COMODAMENTE, SENTADOS NUM BELO SOFÁ( OU FRENTE A UMA FRESCA CERVEJA),  ASSISTIRMOS  A UM BENFICA-SPORTING...)

Tá?!















Sem comentários:

Enviar um comentário