segunda-feira, 5 de agosto de 2013

"Contra as injurias da sorte"...

A Portuguesa (hino nacional português), música de Alfredo Keil e letra de Henrique Lopes de Mendonça, é respeitosamente cantada em todo o território português e em posição de sentido, com a  seguinte entoação inicial:-
  
" Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal, 
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal !
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que hão - de guiar-te à vitória !  

 , E,  na  fase final, deste  patriótico e honroso hino, há  um trecho,  do qual eu  transcrevo, com todo o fulgor patriótico, que diz  o seguinte:

"..São como beijos de mãe,
Que nos guardam, nos sustem,
Contra as injúrias da sorte.
Às armas, às armas !
Sobre a terra, sobre o mar.
Às armas, às armas !
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar ! "

Entre o nosso nobre Povo, evidentemente estão incluídos, igualmente,  entre os "Heróis do mar", os  destemidos.. "Heróis da  terra" ! ...

Para corroborar esta afirmação , leia-se o que o jornal "Correio da Manha" de hoje (segunda-feira de 5de Agosto de 2013)  no canto superior esquerdo,  na  primeira pagina,  se refere a uma noticia assim,  com fotografia:

..." Bombeiro herói perde combate pela vida "...

Entendo ser de justiça, enaltecer a grandeza e esforços dos que se sacrificam em prol  e do bem estar de um Povo, que Alguém já definiu como sendo  o  "de bons costumes "!..

Em tempos,  minha saudosa Esposa, que Deus tenha em Descanso,  foi socorrida por uma equipe de enfermagem, que, dentro da viatura que a transportava a caminho dos Hospital,  lhe dedicara uma comovente afeição,  e tratamento, que, mais tarde, decidi deslocar-me ao Centro  Socorrista  levando   um lindo ramo de flores , como sinal de emocionante  agradecimento .

Contudo, nem sempre  estarei de acordo, em determinadas situações. como, por exemplo,  o que se passou,  há bem pouco tempo. 

Vitima de uma emboscada, um Oficial que,  à  custo da própria vida,  se tinha confrontado,  à noite,  com um  perigoso grupo que andava metido na negociação clandestina da droga, foi encontrado morto, dentro da viatura em que se deslocava,  supondo-se que fora esfaqueado pelo tal grupo traficante.

O que me "surpreendeu " foi  que a imprensa,  pouca relevância  prestara , nesse dia, ao acontecimento, noticiando o sucedido  através de um breve e simples  comentário,  mas em contrapartida,  e com grande relevo, e destaque,  logo em primeira página, e com fotografia "gigantesca" - o golo de  um famoso futebolista,  exercido  junto  à baliza adversária.

Não há intenção depreciativa   quanto ao  contexto  informativo jornalistico, mas...

"Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus "...


Tá?!...




 
 







Sem comentários:

Enviar um comentário