segunda-feira, 5 de agosto de 2013

" Mal vai a coisa."..

Até senti um arrepio, ao ler a  seguinte noticia, numa das paginas que a Internet dispõe, que passo a   reproduzir o  seu cabeçalho


" Onda de despedimentos nos bancos vai continuar em 2013 Dos cinco principais bancos saíram mais de 1500 trabalhadores em 2012. A vaga de despedimentos no sector continua este ano."

Senti uma certa tristeza do que veio anunciado, (foto anexa), pois como Bancário, Reformado. fiz uma certa analogia com  o que se passara,  nos tempos do dito "Colonialismo", porque, sobretudo em Angola,  em que  se constituíram,  e,  eu próprio,  integrei-me  numa equipa que fundou um grande Banco,  -Banco Totta-Standard de Angola e que me lembre,  nenhum Banco se atreveria , na altura , a "despedir" um bancário ( a menos que se  tratasse de  uma grave falta legal), pois , bastaria que houvesse conhecimento de  despedimento de um simples  bancário, para se  considerar isso    um  autentico "escândalo," na generalidade . A Solidariedade entre  toda a Família Bancária,  era  a cem por cento... E o numero de trabalhadores  Bancários ,  existente,   era bastante elevado,   e composto tanto  por  brancos,  pretos  e  mestiços. O racismo era  praticamente  inexistente , antes da independência (tenho provas disso!.

Frisei ao inicio   que "mal vai a coisa ", pois considero a actividade bancária como o fundamental esteio e peça  principal na sustentabilidade  e equilíbrio de indole finaceira, em qualquer País.

E avançaria mais:  uma boa salada só é saborosa após a mistura  de  azeite, vinagre e uma pontinha  de sal, sem o que os "comilões" não lhe dariam grande apreço.

Esta analogia advém de um programa que o jornal quinzenal  "Sénior" pós em circulatório, há  bem pouco tempo, em que  anunciava o seguinte:

"Luís Mira Amaral - "O Governo precisa de alguns cabelos brancos".-



 Parto do principio, que tanto no Governo como nos  Bancos,  -  caso das saladas- , a conjugação da ciência moderna  contida nas novas mentes Trabalhadoras,  mais  a  longa experiência dos "Veteranos"  que  ao longo dos anos foram  sabendo  distinguir  quem eram os clientes  honestos e os  menos honestos, e, por ultimo  a colheita de informações externas,  necessárias em  qualquer inicio de negócios:-           =   (azeite+vinagre+sal) !...

A consciência, deveria, no entanto ser  comum a  quem ainda não  tenha  sido atingido pelos  cabelos brancos.    A União Faz a Força, e por essa via, espero que num  futuro breve  tenhamos a felicidade  de ler,  em  letreiros  luminosos, à porta  de cada Banco:

                              ADMITE-SE PESSOAL COM CONHECIMENTOS BANCÁRIOS...

Tenhamos Fé...

Tá?!


 

"






Sem comentários:

Enviar um comentário