domingo, 25 de agosto de 2013

Imagens que perduram eternamente...

O tempo não ceifou o que na minha memória foi cimentado, desde os meus cinco anos até aos  actuais   oitenta e seis, o significado dos versos de João de Deus, da partida, no mês de Agosto, para Junto de Deus, nos Céus de Angola, da minha saudosa e Querida Mãe, sepultada, já vão para cima dos oitenta anos, no antigo  Cemitério  de Luanda- Angola.

Luanda - Cemitério...

O mês de Agosto ,em Angola, é friorento (cacimbo), enquanto  que aqui em Portugal, em Agosto,  há temperaturas que chegam a atingir os quarenta graus centígrados. Esta observação vem a propósito do vestuário com o  que o  meu já falecido Pai e o meu irmão, mais novo, utilizaram aquando da visita à sepultura  da que fora o nosso principal  "tesouro" na terra. Aqui, o fotógrafo,  fui eu próprio.

Portanto, estamos já a caminho do Centenário ...

"Quando  minha alma estende o olhar ansioso
Por êsse mundo a que ainda não pertenço,
Das vagas ondas desse mar imenso
Destaca-se-me um vulto mais formoso:
 É minha santa mãe ! berço mimoso,
Donde na minha infância andei suspenso;
É minha santa mãe, que vejo e penso,
Verei sempre, se Deus é piedoso.
Como línguas de fogo que se atraem,
Àvidamente os braços despedimos
Um para o outro, mas os braços caem...
Porque é então que olhamos e medimos
A  imensa distância, donde saem
Os ais da  saudade que sentimos."

(João de  Deus)


 Estes lindos versos, que registei num velho álbum de fotografias do passado, também  os dedico a Quem vi partir, há bem pouco tempo, a meu lado, a que para mim foi também o Melhor Tesouro, cá na  Terra, a minha querida Esposa, que me acompanhou sempre com amor, dedicação  e carinho, durante os sessenta anos de um feliz Matrimonio, celebrado  também em Luanda, terra do meu nascimento.

Porta de entrada do Cemitério ,  em Luanda
 
 Olhão ...

... Até sempre...


Tá?!

Sem comentários:

Enviar um comentário